Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Secretários do Distrito Federal continuam aguardando resgate em Israel

Vice-governadora do DF, Celina Leão, pediu retirada dos brasileiros do país

16 jun 2025 - 16h29
Compartilhar
Exibir comentários

Quatro secretários do Distrito Federal permanecem em Israel e podem iniciar o percurso de volta ao Brasil até a próxima quinta-feira, 19. Os secretários Marco Antônio Costa, da Ciência, Tecnologia e Inovação; Rafael Bueno, da Agricultura e Abastecimento; Ana Paula Marra, do Desenvolvimento Social e José Eduardo Pereira Filho, do Consórcio Brasil Central estão em Tel Aviv.

Na última sexta-feira, 13, eles precisaram se refugiar em um abrigo antibombas no hotel em que estão hospedados. De acordo com a assessoria da vice-governadora Celina Leão (PP), que mantém contato com eles, todos estão seguros.

Secretários do Distrito Federal em Israel devem deixar o país pela Jordânia, como fizeram os prefeitos
Secretários do Distrito Federal em Israel devem deixar o país pela Jordânia, como fizeram os prefeitos
Foto: @rafaelbueno.go via Instagram / Estadão

Em suas redes sociais, Rafael Bueno comemorava a viagem antes do início dos bombardeios do conflito entre Israel e Irã. "Estamos em Israel para conhecer o que de mais moderno e tecnológico em irrigação localizada e nutrição para a cultura do mirtilo. Certamente serão dias fantásticos", afirmou.

Na sexta-feira, Celina Leão, entrou com pedido para que o ministro da Defesa, José Múcio, repatriasse os secretários. "A prioridade máxima do governo do Distrito Federal é garantir a segurança dos nossos servidores que se encontram em Israel neste momento delicado. Estamos atuando de forma coordenada, com responsabilidade, e em constante diálogo com o governo federal", afirmou a vice-governadora.

Celina ainda ressaltou que o governo está "aguardando a abertura do espaço aéreo", para fazer a retirada dos secretários.

Ao portal G1, o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, disse que a comitiva deve sair do país entre quarta-feira, 18, e quinta-feira, por meio de uma travessia para a Jordânia.

Nesta segunda-feira, 16, uma comitiva de representantes municipais brasileiros que ficou presa em Israel após o início do conflito com o Irã também cruzou a fronteira para a Jordânia. De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), eles seguiram por terra e embarcarão em voos para o Brasil.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade