PUBLICIDADE

Política

RJ: Paes leva família para votação e nega eleição 'no papo'

7 out 2012 - 10h34
(atualizado às 16h15)
Compartilhar
André Naddeo
Direto do Rio de Janeiro

Acompanhado da esposa, Cristine Assed, dos pais, dos dois filhos, além de dois sobrinhos, Eduardo Paes (PMDB), candidato à reeleição para a prefeitura do Rio de Janeiro, votou por volta de 9h15 deste domingo, no Gávea Golf Club, em São Conrado, zona sul da capital fluminense. Muito embora faça questão, assim como em toda a campanha, de afirmar que não existe "eleição no papo", ao longo da entrevista aos jornalistas não conseguiu esconder a ansiedade para uma vitória ainda no primeiro turno, como mostram as pesquisas.

Jornalistsa se aglormeraram ao retorno do candidato, que aproveitou o debate momentos restantes
Jornalistsa se aglormeraram ao retorno do candidato, que aproveitou o debate momentos restantes
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

"Não tem eleição no papo. A gente vai respeitar o processo eleitoral, esperar os eleitores virem votar, aguardar os adversários e, se Deus quiser, a gente pode comemorar mais tarde. Até a apuração nós não vamos comemorar nada, vamos trabalhar", afirmou Paes, que levou filhos e sobrinhos para a cabine de votação, e disse ter votado na legenda do seu partido, o PMDB, para o cargo de vereador.

"As pessoas sabem que nós não resolvemos todos os problemas do Rio. Eu confesso que me toca muito o carinho das pessoas em áreas principalmente que a gente não fez muita coisa. Estou muito confiante e alegre, esperando obviamente ganhar a eleição. Acho que o Rio vive hoje um momento bom e diferente", completou, sempre ao lado de Adílson Pires, seu candidato a vice-prefeito na coligação "Somos um Rio".

Se confirmados os dados das últimas pesquisas, tanto do DataFolha quanto do Ibope, Eduardo Paes pode ser o prefeito a ter uma das maiores votações da história do Rio de Janeiro. Por mais que se mostre ansioso para a comemoração, no discurso, ele prefere manter os pés no chão, como tem feito ao longo de toda a sua campanha.

"Vamos esperar, eu não gosto de comentar pesquisa. Eu sempre digo que pesquisa não me emociona, e não me deprime. O que me alegra é o carinho da população e o resultado eleitoral, então vou aguardar isso para poder comemorar e me emocionar de ter a honra de ser prefeito do Rio de Janeiro por mais quatro anos. Para mim seria uma alegria", explicou.

Após posar para as tradicionais fotos e conversar com os repórteres, Paes se despediu da família e entrou na van que levaria o vice Adílson Pires para a votação. Logo depois, eles vão fazer carreata por comunidades de Jacaparepaguá, na zona oeste. Posteriormente, o prefeito do Rio volta a sua residência oficial na Gávea Pequena, no Alto da Boa Vista, zona norte da cidade, para acompanhar a apuração. Se reeleito, fará o seu pronunciamento da vitória diretamente de lá.

"Queria agradecer a população do Rio de Janeiro que durante toda a campanha me recebeu com muito carinho. Foi uma honra ter governado a cidade nestes últimos quatro anos. Eu não me canso de dizer que eu sou o cara mais feliz do mundo", finalizou.

Eleições 2012

As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.

A votação acontece em 5.568 municípios - somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terão eleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade