Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Relator chama 'Careca do INSS' de ladrão, advogado reage e confusão interrompe CPI

Sessão foi paralisada após bate-boca e troca de xingamentos entre parlamentares e o advogado

25 set 2025 - 11h49
(atualizado às 12h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Sessão da CPMI do INSS foi suspensa após troca de xingamentos entre os parlamentares e o advogado de Antônio Carlos Camilo Antunes, o "Careca do INSS", que se recusou a responder às perguntas do relator Alfredo Gaspar.
Briga entre advogado do ‘Careca do INSS’ e Zé Trovão suspende CPMI: ‘Me respeite’:

O vice-presidente da CPMI do INSS, Duarte Jr. (PSB-MA), suspendeu, por alguns instantes, a sessão em que Antônio Carlos Camilo Antunes, o "Careca do INSS", presta depoimento nesta quinta-feira, 25, após bate-boca e troca de xingamentos entre parlamentares e o advogado do investigado pela Polícia Federal. A confusão começou após o relator do colegiado, Alfredo Gaspar (União-AL), chamar o depoente de "ladrão".

O advogado interveio e outros parlamentares começaram a insultá-lo. Após ler um texto inicial, o "Careca do INSS" afirmou que não responderia a perguntas feitas pelo relator. Segundo o lobista, Alfredo Gaspar já o julgou previamente ao chamá-lo de "ladrão" em reunião anterior.

Relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL)
Relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL)
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Ao começar o interrogatório, Gaspar reiterou estar diante do responsável pelo "maior roubo de aposentados" do Brasil. A partir daí, o advogado Cleber Lopes se revoltou com a condução dos trabalhos e pediu para se manifestar. O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) se levantou, foi até a mesa e colocou o dedo em riste contra o advogado.

Uma confusão foi iniciada e a sessão precisou ser interrompida temporariamente. Lopes chegou a dizer que o depoimento estava encerrado e pediu para que o cliente se levantasse para ir embora.

Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", durante depoimento na CPMI
Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", durante depoimento na CPMI
Foto: Reprodução/TV Senado

O presidente do colegiado, Carlos Viana (Podemos-MG), que havia sido para votar em outra comissão, retomou o posto e pediu para depoente e advogado se sentarem novamente.

Antes de iniciar seu depoimento na CPMI, o "Careca do INSS" pediu aos integrantes da mesa para ser bem tratado e, em contrapartida, se comprometeu em colaborar com os trabalhos. O apelo foi feito a portas fechadas em sala ao lado de onde ocorre o depoimento.

O relator, Alfredo Gaspar, continuou a sessão, fazendo perguntas ao lobista, que não responde a nenhum questionamento, como já havia adiantado que faria. "Aqui o senhor pode pensar que somos inimigos. Talvez aqui seja a única fronteira que o senhor vai alcançar a sua proteção e a da sua família", afirmou Gaspar.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade