Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Quantidade de seções eleitorais não diminuirá no segundo turno; dados incompletos geraram confusão

APLICATIVO DO TSE MOSTRAVA DIFERENÇAS NO NÚMERO DE URNAS ENTRE AS DUAS RODADAS DA ELEIÇÃO PORQUE FALTAVAM INFORMAÇÕES DE ALGUNS ESTADOS

16 out 2026 - 16h40
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
É enganoso o boato de que o TSE reduziu as seções eleitorais no segundo turno. A aparente diminuição exibida no aplicativo Resultados ocorreu devido a um atraso na importação de dados de tribunais regionais, como o TRE-TO, que ainda não havia concluído o envio das informações. O TSE esclareceu que não há previsão de agregação de seções nem mudança generalizada nos locais de votação. Com o sistema totalmente atualizado, o país manteve exatamente as 499.248 seções ativas na primeira etapa.

O que estão compartilhando: que o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra uma redução no número de seções eleitorais no segundo turno, o que poderia ser consequência de agregação de seções ou mudanças nos locais de votação.

Número de seções aparecia diferente porque o sistema do TSE ainda não havia recebido todas as informações dos TREs
Número de seções aparecia diferente porque o sistema do TSE ainda não havia recebido todas as informações dos TREs
Foto: Reprodução/X / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. A diferença no número de seções, observada em aplicativo do TSE, ocorreu porque a importação dos dados referentes ao segundo turno ainda não havia sido concluída, segundo o tribunal. A última atualização, feita na quinta-feira, 15 de outubro, mostra que o número de seções eleitorais do segundo turno será igual ao do primeiro.

Saiba mais: posts que viralizaram nas redes sociais compartilham capturas de tela do app Resultados, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que é possível consultar o número de seções eleitorais em todo o Brasil, nos 26 estados e no Distrito Federal, além do exterior. As imagens virais mostram uma diferença de 10.307 seções entre um turno e outro, com atualização registrada em 12 de outubro, às 13h32min21s.

Uma das publicações verificadas alega que essa redução seria causada por corte de urnas eletrônicas. Isso significaria, segundo o conteúdo, agregação de seções e possíveis mudanças nos locais de votação.

Nesta quarta-feira, 14, a reportagem consultou o aplicativo e identificou que houve 499.248 seções eleitorais no primeiro turno em todo o Brasil, enquanto para a segunda etapa da votação constavam 494.864. A diferença é de 4.384 seções a menos, exatamente o número de seções eleitorais do Estado do Tocantins, que aparecia com o número de seções eleitorais zerado na plataforma.

À reportagem, o TSE explicou que a importação dos dados do segundo turno ainda não havia sido concluída. O procedimento depende de comandos dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que são responsáveis por iniciar o envio das informações ao tribunal. "Tocantins, por exemplo, também terá segundo turno para governador e ainda está finalizando os procedimentos para essa etapa", informou, em nota.

O Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins (TRE-TO) confirmou ao Verifica que o Sistema de Gerenciamento da Totalização no Estado ainda não estava preparado para o segundo turno. Por esse motivo, as informações sobre seções eleitorais, eleitores aptos e candidatos não apareciam no sistema Resultados. O tribunal estadual informou que o número de seções instaladas no segundo turno será o mesmo do primeiro.

Segundo o TSE, não há previsão de agregar seções no segundo turno nem de mudar os locais de votação de forma generalizada. A Corte ressaltou que eventuais alterações de seções são de competência dos TREs.

O calendário eleitoral de 2026, estabelecido pela Resolução nº 23.760/2026, determinou que o prazo para as zonas eleitorais promoverem a agregação de seções terminou em 27 de agosto. Para os TREs, o prazo se encerrou em 31 de agosto.

Uma nova consulta ao aplicativo Resultados nesta quinta-feira indicou que os números do segundo turno foram atualizados. As seções para as eleições do próximo dia 25 totalizam 499.248, que corresponde exatamente ao número do primeiro turno. Os dados de Tocantins também foram corrigidos. Veja abaixo.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra