Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Qual a diferença entre eleição majoritária e proporcional?

Ambas são realizadas ao mesmo tempo, mas escolhem representantes para cargos diferentes e com cálculos distintos

1 out 2022 - 08h05
(atualizado às 08h44)
Compartilhar
Exibir comentários

As eleições majoritárias são aquelas que escolhem prefeitos, governadores, presidente e senadores. Na prática, os votos recebidos pelos candidatos são somados sem qualquer interferência de outros postulantes da sigla ou da coligação. No caso de prefeitos, governadores e presidente, ainda há a possibilidade de segundo turno quando o candidato em primeiro lugar não obtiver 50% dos votos válidos mais um. Para o Senado, basta conseguir a maioria simples dos votos válidos.

Já a eleição proporcional é aquela em que os coeficientes eleitoral e partidário são levados em conta na hora de definir quem vai ficar com uma vaga nas Câmaras de Vereadores, nas Assembleias Legislativas e na Câmara dos Deputados, em Brasília. Em outras palavras, vereadores, deputados estaduais e federais dependem de cálculos de desempenho do partido do qual fazem parte para se eleger.

O coeficiente eleitoral define o número mínimo de votos que uma sigla precisa ter para conseguir ao menos uma vaga no Parlamento almejado, e o coeficiente partidário define quantas serão as cadeiras recebidas por cada legenda política.

Capital do Amapá registra filas em alguns locais de votação.
Capital do Amapá registra filas em alguns locais de votação.
Foto: TRE-AP/Divulgação / Estadão
Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade