PUBLICIDADE

Política

Quais ministros do PMDB ficam e quais deixam governo Dilma?

29 mar 2016 - 19h06
(atualizado às 19h06)
Compartilhar
Exibir comentários
O rompimento oficial do PMDB abre espaço para cargos vagos serem distribuídos a aliados que se mantiverem no governo de Dilma
O rompimento oficial do PMDB abre espaço para cargos vagos serem distribuídos a aliados que se mantiverem no governo de Dilma
Foto: José Cruz/Agência Brasil / O Financista

Com a ruptura do PMDB com o governo de Dilma Rousseff, seis ministros do partido terão que decidir se deixam seus cargos ou se continuam no ministério com sanções do PMDB ou se trocam de partido, indo para legendas que seguem na base aliada. 

Fontes do Palácio do Planalto disseram a O Financista que Celso Pansera (Ciência e Tecnologia), Kátia Abreu (Agricultura) e Marcelo Castro (Saúde) devem permanecer em seus cargos. Mauro Lopes (Aviação Civil) deve entregar o ministério ainda nesta terça-feira (29) e Eduardo Braga (Minas e Energia) e Helder Barbalho (Portos) desembarcam até o fim desta semana.

O rompimento oficial do PMDB abre espaço para que as cadeiras vagas sejam distribuídas a partidos que se mantiverem na base aliada, na tentativa de obter garantir apoio para salvar Dilma do impeachment.

Veja quais são os ministros do PMDB na gestão de Dilma Rousseff:

Henrique Alves – Ministério do Turismo

Henrique Alves foi o primeiro ministro do PMDB a deixar o governo, antes mesmo da decisão do partido. Ele pediu demissão da pasta nesta segunda-feira (28).

Foto: O Financista

Celso Pansera - Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

Celso Pansera era um dos ministros que defendia a permanência do PMDB na base aliada do governo e disse hoje pela manhã que tinha interesse em seguir no cargo, ainda que o partido decidisse pela ruptura com o governo.

Foto: O Financista

Mauro Lopes - Secretaria de Aviação Civil

Mauro Lopes deve entregar o cargo ainda nesta terça-feira (29), segundo fontes do Planalto consultados pelo O Financista.

Foto: O Financista

Eduardo Braga - Ministério de Minas e Energia

Próximo de Dilma, Eduardo Braga era contrário ao rompimento do partido com o governo. Ele, porém, não deve deixar o PMDB e é esperado que peça demissão ainda nesta semana.

Foto: O Financista

Kátia Abreu - Ministério da Agricultura

Kátia Abreu é uma das peemedebistas que devem continuar no cargo, deixando o PMDB e se filiando ao PSD. Ela já havia dito que mudaria de partido, mas não deixaria o governo. 

Foto: O Financista

Marcelo Castro - Ministério da Saúde

Marcelo Castro era contra a desfiliação do PMDB da base aliada e sempre se posicionou contra o impeachment. Deve seguir na pasta. 

Foto: O Financista

Helder Barbalho - Secretaria de Portos

Helder Barbalho deve deixar o cargo após o leilão de portos, marcado para a próxima quinta-feira (31).   

Foto: O Financista
O Financista Todos os direitos reservados
Compartilhar
Publicidade
Publicidade