Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

PT vai ao STF pela cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro após tarifaço de Trump

Diretório Nacional do PT pediu a responsabilização do deputado federal após as tarifas impostas pelo presidente dos EUA ao Brasil

13 jul 2025 - 22h31
(atualizado às 22h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
PT solicita ao STF a cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro, acusando-o de obstrução judicial e atuação contrária aos interesses do Brasil em meio à imposição de tarifas comerciais de Trump ao país.
Eduardo Bolsonaro pediu licença parlamentar de 122 dias para viver nos Estados Unidos.
Eduardo Bolsonaro pediu licença parlamentar de 122 dias para viver nos Estados Unidos.
Foto: Pedro França/Agência Senado - 25/05/2023 / Estadão

O PT pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), na noite deste domingo, 13, a responsabilização e a cassação do mandato como deputado federal de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) após o Brasil ser alvo da imposição de tarifas comerciais pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Na petição, endereçada ao ministro do STF Alexandre de Moraes e obtida pelo Terra, o partido aponta que Eduardo Bolsonaro tem se aproveitado do contexto diplomático para a 'nítida e indiscutível tentativa de obstruir o processamento da ação penal contra seu pai', o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Denunciado pela Procuradoria-Geral da República, o líder do clã Bolsonaro tornou-se réu na Suprema Corte por tentativa de golpe de Estado e é julgado, também, pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Da esquerda para a direita: Donald Trump, Eduardo Bolsonaro e Jair Bolsonaro.
Da esquerda para a direita: Donald Trump, Eduardo Bolsonaro e Jair Bolsonaro.
Foto: Instagram Eduardo Bolsonaro / Estadão

O PT afirma, também, que Eduardo Bolsonaro 'vergonhosamente tem trabalhado, ostensivamente, para associar a solução desta crise diplomática com os EUA (ou seja, a revogação da tarifa de 50% contra o comércio brasileiro), com a 'anistia ampla, geral e irrestrita'. 

"Em verdade, trata-se de um parlamentar brasileiro operando ativamente contra as instituições democráticas do próprio país; um deputado federal trabalhando em prol de tarifas comerciais que podem resultar em prejuízo para a população do mesmo País que o elegeu, com a única finalidade de prejudicar a apuração de crimes cometidos por seu pai e seus aliados", argumentou o partido. 

Na manifestação, o PT pede o recebimento e o processamento da notícia de fato para que 'sejam adotadas as providências necessárias para a responsabilização de Eduardo Bolsonaro", além de solicitar que o STF tome, junto à Câmara dos Deputados, as medidas necessárias para que o parlamentar tenha seu mandato cassado. 

O documento é assinado pelos advogados Angelo Longo Ferraro, Sthefani Lara dos Reis Rocha, Miguel Filipi Pimentel Novaes e Gean Ferreira. 

Lula ironiza Trump e diz que quem come jabuticaba 'não precisa de briga tarifária':
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade