PUBLICIDADE

Política

PSB aguarda aval de Renata para anunciar vice de Marina

Líder da bancada do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque, segue como o mais cotado

18 ago 2014 - 20h00
(atualizado em 19/8/2014 às 06h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O PSB aguarda pela posição formal da viúva de Eduardo Campos, Renata Campos, para anunciar o vice na chapa de Marina Silva. O líder da bancada do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque, segue como o mais cotado, mas ainda não foi descartada a possibilidade de que Renata assuma a função.

Beto tem maioria entre os 24 deputados federais da legenda e as características que vêm sendo apontadas como definidoras do nome: vinculação orgânica ao partido, boa relação com Marina e proximidade de Eduardo Campos. “O Beto Albuquerque, entre outros, reúne todas essas características e pode ser nosso vice”, concorda o líder da legenda no Senado e membro da executiva nacional, Rodrigo Rollemberg.

Entre gaúchos, a avaliação é de que apenas “uma grande rasteira” tira a vaga de Albuquerque, que desde o início das conversações vem articulando internamente seu nome.

“Ele tem excelente trânsito, boa relação com os outros partidos e o tipo de perfil necessário para estar ao lado da Marina”, diz o deputado federal José Stédile (PSB/RS). “Haveria outros nomes, mas já há o entendimento de que uma disputa não seria boa para o partido nesta hora”, emenda o líder da bancada socialista na Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Miki Breier. 

Ocupar a vaga de vice de Marina também não atrapalharia as pretensões eleitorais do socialista. Atualmente, o deputado, que preside o partido no Rio Grande do Sul, concorre ao Senado em uma coligação com o PMDB e o PSB na chapa majoritária. Mas as pesquisas de intenção de voto o mostram em terceiro lugar, e a muitos pontos de distância dos dois primeiros colocados (Lasier Martins, do PDT, e Olívio Dutra, do PT), em uma disputa que correligionários e aliados admitem como muito difícil.

Beto voou de Pernambuco para Porto Alegre nesta segunda-feira e amanhã retorna para Brasília onde, à noite, após a missa de sétimo dia de Campos, o partido volta a se reunir para tratar do vice. O anúncio oficial será na quarta-feira. Contando com a indicação do gaúcho, no RS o PSB já articula uma reunião da executiva estadual para a quinta-feira, de forma a traçar a estratégia a ser seguida no Estado a partir da mudança.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade