PUBLICIDADE

Política

Políticos lembram Plínio, 'símbolo histórico da esquerda'

8 jul 2014 - 19h28
(atualizado em 5/12/2018 às 16h25)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Plínio de Arruda Sampaio: lembrança e homenagem do legado do político na militância esquerdista</p>
Plínio de Arruda Sampaio: lembrança e homenagem do legado do político na militância esquerdista
Foto: Fernando Borges / Terra

Após receberem a notícia da morte de Plínio de Arruda Sampaio, ocorrida na tarde desta terça-feira em São Paulo, políticos brasileiros usaram as redes sociais para se homenagear a história e o legado do ex-deputado federal. Plínio, que concorreu à Presidência da República em 2010 pelo Psol, estava internado no Hospital Sírio-Libanês e lutava contra um câncer ósseo.

"Plínio partiu com a consciência do dever cumprido, após décadas de luta em defesa da igualdade e da justiça social", escreveu em seu blog Luciana Genro, candidata do Psol à Presidência em 2014. "Plínio era o mais coerente quadro da esquerda brasileira no século XX. Que sua trajetória nos acalente e inspire", escreveu no Twitter o senador Randolfe Rodrigues.

"O Brasil acaba de perder um grande patriota, Plinio de Arruda Sampaio,com consciência de nossos problemas e propostas para  sociedade justa", escreveu o senador Cristovam Buarque (PDT). "O Brasil perde um grande brasileiro e a democracia um incansável lutador: faleceu Plínio Arruda Sampaio", lamentou o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT).

"Foi um promotor de Justiça exemplar; um deputado constituinte vibrante; um homem público de convicções. Em nome dos paulistas, deixo meus sentimentos à sua família", escreveu Geraldo Alckmin, em nota oficial. "Adeus a Plínio. Um democrata cristão, um socialista dedicado ao Brasil", escreveu Eduardo Jorge, candidato do PV à Presidência em 2014.

O ex-ministro da Saúde e candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, se manifestou por meio de nota, citando Plínio como "acima de tudo, um defensor da democracia", e lembrando que foi um dos fundadores do partido. "Tive a felicidade de participar, em 1990, da coordenação da campanha dele a governador de São Paulo. Eu era da juventude do PT na época e percorria as universidades defendendo sua candidatura. É uma perda para a democracia. A ele e a tudo que representou, assim como aos seus familiares e amigos, o meu pesar e o meu mais profundo respeito."

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), candidato à reeleição, lamentou a "triste notícia: faleceu hoje um dos mais notáveis homens públicos do Brasil, Plínio de Arruda Sampaio. Incansável batalhador por realização de justiça, pela reforma agrária, pelos valores cristãos e do socialismo, para mim sempre foi um exemplo, um irmão e conselheiro mor. Meu carinho à Marieta, Plininho e seus irmãos."

A candidata a vice-presidente pelo PSB, Marina Silva, se referiu a Plínio como "um homem de ideias, de caráter, a quem sempre respeitei por sua longa trajetória política em favor de um Brasil mais democrático, justo e fraterno". "Que Deus console seus familiares, amigos e admiradores neste momento."

Graduado em Direito e promotor público, Plínio iniciou sua carreira política como deputado nos anos 1960, quando foi relator do projeto de reforma agrária de João Goulart. Teve seu mandato cassado em 9 de abril de 1964, às vésepras do golpe militar. Retornou ao país na década de 70 e participou da fundação do PT, do qual saiu em 2005. No mesmo ano, filiou-se ao Psol, pelo qual concorreu ao governo de São Paulo, em 2006, e à Presidência da República, em 2010.

Plínio de Arruda Sampaio morre aos 83 anos em São Paulo:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade