PUBLICIDADE

Política

Políticos de 5 partidos estão em lista de contas no HSBC

Políticos estão entre os brasileiros que tinham contas sigilosas na Suíça

26 mar 2015 - 09h58
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Pol&iacute;ticos tinham contas sigilosas no HSBC</p>
Políticos tinham contas sigilosas no HSBC
Foto: Getty Images

Políticos de cinco partidos aparecem na lista dos 8.667 brasileiros que tinham contas numeradas (sigilosas) no HSBC da Suíça entre 2006 e 2007, segundo informações publicadas pelo jornal O Globo nesta quinta-feira.

De acordo com a publicação, constam na lista os nomes do primeiro vice-presidente do PSDB-RJ, Márcio Fortes, o ex-prefeito de Niterói (RJ) Jorge Roberto Silveira (PDT-RJ), seu secretário de Obras à época, José Roberto Mocarzel, o vereador Marcelo Arar (PT-RJ), Lirio Parisotto, suplente de senador pelo PMDB-AM, e Daniel Tourinho, presidente nacional do PTC.

O levantamento publicado pelo Globo aponta que o tucano Márcio Fortes possui três contas. Empresário da construção civil, ele é um tradicional doador de campanha, sendo que em 2000, foi a pessoa física que mais doo ao PSDB.

O ex-prefeito de Niterói Jorge Roberto Silveira e José Roberto Mocarzel também estão entre os donos de contas numeradas. O primeiro abriu a conta em julho de 1993 e fechou em abril de 2003, enquanto o segundo abriu sua conta em janeiro de 1991 e fechou também em abril de 2003. O petista Marcelo Arar aparece nos documentos do HSBC ligado a duas contas numeradas e abertas de forma conjunta com duas pessoas de mesmo sobrenome

Listado no ranking da revista “Forbes” como um dos bilionários brasileiros, Lirio Parisotto tem seu nome relacionado a cinco contas ativas no HSBC da Suíça nos anos de 2006 e 2007, de acordo com dados do Globo. O presidente do Partido Trabalhista Cristão, Daniel Sampaio Tourinho, aparece nos arquivos do HSBC por um período curto: de 2 de março a 6 de novembro de 1992. Nesses nove meses, teve duas contas relacionadas ao seu nome, ambas zeradas em 2006/2007.

Ao jornal, os políticos negaram que tenham cometido qualquer irregularidade.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade