PUBLICIDADE

Política

CPI sobre contas secretas do banco HSBC começa nesta quinta

Primeiros depoimentos serão de dois jornalistas e do ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel

25 mar 2015 - 14h42
Compartilhar
Exibir comentários
<p>HSBC na Suíça teria ajudado clientes a esconder recursos que poderiam ser de origem ilícita, incluindo 8,7 mil brasileiros</p>
HSBC na Suíça teria ajudado clientes a esconder recursos que poderiam ser de origem ilícita, incluindo 8,7 mil brasileiros
Foto: Twitter

Instalada na terça-feira, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do HSBC começa a ouvir nesta quinta-feira os primeiros depoimentos requeridos pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). Por sugestão do parlamentar, serão ouvidos neste primeiro momento os jornalistas Fernando Rodrigues, do UOL, e Chico Otávio, do jornal O Globo, além do ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel.

O requerimento com os convites foi aprovado na manhã desta quarta-feira, durante reunião extraordinária da comissão. Randolfe Rodrigues considera a participação dos convidados fundamental para as investigações, porque, segundo ele, os três são detentores de informações detalhadas sobre os dados vazados do HSBC.

A sessão de quinta-feira, marcada para as 8h30, terá duas partes: a primeira para votação de novos requerimentos e a segunda para ouvir os convidados.

As denúncias envolvendo o HSBC indicam que a filial do banco na Suíça ajudou clientes a esconder recursos que poderiam ser de origem ilícita, além de possibilitar práticas de sonegação fiscal. Entre os correntistas envolvidos no esquema, 8,7 mil são brasileiros. O envolvimento não significa que todos tenham praticado alguma irregularidade.

Argentina quer todo o dinheiro das contas suíças do HSBC:

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade