PUBLICIDADE

Política

Peritos vão ao RS preparar exumação de Jango; exame ocorre em setembro

16 ago 2013 - 12h06
(atualizado às 12h11)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O ex-presidente Jango, marcado com o nº 3 na imagem</p>
O ex-presidente Jango, marcado com o nº 3 na imagem
Foto: Arquivo Público / Agência Brasil

O corpo do ex-presidente da República João Goulart deve ser exumado na segunda quinzena de setembro, segundo a Polícia Federal, que fará o exame pericial para determinar as causas da morte de Jango. Na próxima quarta-feira, uma equipe de peritos da PF viajará a São Borja (RS), a 600 quilômetros de Porto Alegre, para preparar a exumação. Também participarão da viagem representantes da Comissão Nacional da Verdade, da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e do Ministério Público Federal.

O objetivo da visita dos peritos é analisar as características da sepultura e do cemitério, verificar se será necessário isolar a área e preparar o transporte dos restos mortais ao aeroporto. Eles serão levados a Brasília para a realização dos exames. No dia 17 de setembro, uma reunião em Brasília deve definir os detalhes técnicos da exumação.

O corpo de Jango será exumado para tentar esclarecer a causa de sua morte devido a suspeitas de que ele teria sido assassinado, e não morrido em consequência de um ataque cardíaco, como foi divulgado à época. O ex-presidente morreu no dia 6 de dezembro de 1976, aos 57 anos, quando estava exilado em Mercedes, na Argentina.

Jango presidiu o Brasil de 7 de setembro de 1961 a 1º de abril de 1964, quando foi deposto em um golpe militar. As suspeitas são de que ele teria sido vítima de uma articulação da Operação Condor, montada pelas ditaduras militares do Brasil, Argentina e Uruguai para perseguir opositores.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/desaparecidos-da-ditadura/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/desaparecidos-da-ditadura/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Desaparecidos da ditadura&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade