Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Partidos que declararam apoio à reeleição de Motta representam 70% dos eleitos do próximo mandato

O atual presidente da Câmara já tem o apoio de 15 partidos para a reeleição ao cargo

5 nov 2026 - 18h06
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Quinze partidos já declararam apoio à reeleição de Hugo Motta à presidência da Câmara dos Deputados em fevereiro, somando 361 parlamentares — o equivalente a 70% da Casa e número superior aos 257 votos necessários para a vitória em primeiro turno. Entre os apoiadores destacam-se a federação PT-PCdoB-PV, União/PP, PSD e Republicanos. O PL, dono da maior bancada com 121 cadeiras, ainda não aderiu. Apesar dos apoios formais das legendas, os votos individuais dos deputados não são garantidos.

Partidos que já declararam apoio à reeleição de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara dos Deputados representam 70% dos eleitos para a casa para o próximo mandato. Somados, são 361 deputados federais eleitos por estes partidos e coligações.

A eleição para a presidência da casa acontecerá em fevereiro do ano que vem. Os mandatos são de dois anos neste cargo e Hugo Motta, do Republicanos, concorre à reeleição. Para ser eleito em primeiro turno, o candidato mais votado precisa de metade mais um do total de votos (maioria absoluta), com o quórum mínimo de 257 votantes.

Até o momento, 15 partidos já declararam apoio a Motta: a federação PT-PCdoB-PV, PSB, PDT, MDB, União/PP, PSD, Republicanos, MDB, PSDB, Cidadania, Podemos, PRD e Solidariedade. Somados, eles representam o total de 361, maior que o quórum mínimo, eleitos ou reeleitos para ocupar a casa parlamentar a partir do ano que vem. Esse número representa 70,37% da Câmara dos Deputados, formada por 513 parlamentares.

Entre as siglas que lideram em quantidade de deputados federais eleitos estão: a coligação PT-PCdoB-PV, com 88 cadeiras; União/PP com 87; O PSD com 43 e Republicanos com 41. O Partido Liberal, que terá a maior bancada na câmara, com 121 cadeiras, não declarou apoio.

O apoio partidário ao candidato não significa que os deputados das siglas necessariamente votem em Motta.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra