PUBLICIDADE

Política

O que pode acontecer com Bolsonaro e qual pode ser o destino de 3º conjunto de joias

Revelação sobre da Arábia Saudita a ex-presidente pode acarretar em novas frentes de investigações; entenda

29 mar 2023 - 12h45
(atualizado às 13h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Jair Bolsonaro em evento nos EUA
Jair Bolsonaro em evento nos EUA
Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein/File Photo

O terceiro estojo de joias presentadas a Jair Bolsonaro (PL) pelo governo da Arábia Saudita pode acarretar em novas frentes de investigações contra o ex-presidente. A existência desse outro conjunto - composto por itens como um anel cravejado de diamantes e uma espécie de rosário árabe - foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo

Segundo a publicação, esse terceiro estojo de joias foi levado pelo ex-presidente quando ele deixou o mandato. No entanto, desta vez Bolsonaro chegou a incluir a caixa oficialmente em seu acervo pessoal. 

O estojo inclui um relógio da marca Rolex, de ouro branco, cravejado de diamantes. A caixa de madeira clara, que traz o símbolo verde do brasão de armas da Arábia Saudita, contém uma caneta da marca Chopard prateada, com pedras encrustadas.

Há também um par de abotoaduras em ouro branco, com um brilhante cravejado no centro e outros diamantes ao redor. Compõe o conjunto, ainda, um anel em ouro branco com um diamante no centro e outros em forma de "baguette" ao redor, uma "masbaha", um tipo de rosário árabe, feito de ouro branco e com pingentes cravejados em brilhantes.

Algumas das joias que foram presenteadas a Bolsonaro em um 3º kit recebido pelo ex-presidente por parte da Arábia Saudita
Algumas das joias que foram presenteadas a Bolsonaro em um 3º kit recebido pelo ex-presidente por parte da Arábia Saudita
Foto: Estadão

Veja o que pode acontecer com Bolsonaro com relação às joias

PF pode abrir nova investigação

De acordo com a colunista do jornal O Globo, Bela Megale, a Polícia Federal poderá abrir uma nova investigação para apurar a relação de Bolsonaro com a Arábia Saudita e entender o que motivou que o ex-presidente fosse presenteado com joias tão raras e caras pelos sauditas quando ainda ocupava o cargo. 

Joias poderão ter que ser devolvidas ao estado brasileiro

Ainda segundo O Globo, o Ministério Público de Contas afirmou que apresentará um pedido à presidência do Tribunal de Contas da União (TCU) para que Bolsonaro devolva o terceiro conjunto de joias ao estado brasileiro.

A defesa do político informou ao jornal que os itens estão à disposição para “apresentação e depósito” e destacou que as peças deste 3º conjunto foram incluídas oficialmente no acervo pessoal do ex-presidente.

Esclarecimentos ao retornar ao País

Em entrevista à TV Record, o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que deve retornar ao Brasil nesta quinta-feira, 30, às 7 horas, para "trabalhar com o Partido Liberal" e "fazer política". Ele está nos Estados Unidos desde dezembro, quando deixou o cargo de presidente.

Com essas revelações dos presentes que recebeu pelo regime da Arábia Saudita, o político deverá ser questionado sobre as irregularidades envolvendo as joias. A PF já apura a tentativa de entrada ilegal de um conjunto de joias que seria destinado a Michelle Bolsonaro, mas ficou retido pela Receita Federal. Além de investigar as circunstâncias da entrada de um segundo kit de peças milionárias que chegou ao seu destino final, e também entrou ilegalmente no País com a comitiva do governo Bolsonaro em outubro de 2021, sem ser declarado à Receita.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade