PUBLICIDADE

Política

Morre procurador italiano que liderou operação "Mãos Limpas"

Líder das investigações anticorrupção tinha 89 anos e faleceu em um hospital de Milão

20 jul 2019 - 14h52
(atualizado às 17h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Morreu Francesco Saverio Borrelli, o procurador italiano líder das investigações anticorrupção da operação Mãos Limpas no início dos anos 1990, que combateu a corrupção da classe política, informou sua família neste sábado. Ele tinha 89 anos e faleceu em um hospital de Milão.

Promotor Francesco Saverio Borrelli, da Operação "Mãos Limpas" em 6 de junho de 2006
Promotor Francesco Saverio Borrelli, da Operação "Mãos Limpas" em 6 de junho de 2006
Foto: Dario Pignatelli / Reuters

Como o principal promotor do maior escândalo político da Itália desde a Segunda Guerra Mundial, Borrelli comandou uma investigação que levou à prisão de centenas de empresários e políticos e destruiu as carreiras de muitos.

Enquanto o time de procuradores da Mãos Limpas, incluindo Antonio Di Pietro, foram vistos como heróis por muitos italianos, as pessoas envolvidas com o caso ainda se ressentem com o que consideram uma cruzada linha-dura ou até mesmo com motivações políticas.

O establishment italiano foi rápido em elogiar as conquistas de Borrelli neste sábado.

"(Ele foi um) procurador da mais alta ordem, comprometido com a afirmação da supremacia e respeito à lei, que serviu a república com lealdade", disse o Presidente Sergio Mattarella em comunicado.

Veja também:

Direto ao Ponto: Ciro Gomes, família Bolsonaro, novo imposto e FGTS:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade