1 evento ao vivo

MEC anula questão de Matemática do Enem após repetição

Item já havia sido aplicado em vestibular da Universidade Federal do Paraná; sindicância vai apurar responsabilidades

12 nov 2018
21h32
atualizado às 21h36
  • separator
  • comentários

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira, 12, que uma questão de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será anulada. O MEC constatou que a mesma questão já havia sido aplicada no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

De acordo com a pasta, o item foi formulado por um professor que compõe o Banco de Elaboradores de Itens do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). "Em decorrência do descumprimento dos requisitos de ineditismo e sigilo, a questão está anulada."

Prova de Matemática foi aplicada neste domingo
Prova de Matemática foi aplicada neste domingo
Foto: Reprodução/Enem / Estadão

A questão foi elaborada em 2012 para o Inep, pelo professor que, naquela época, estava vinculado à UFPR. Em 2013, foi utilizada no vestibular da universidade federal. Uma sindicância vai para apurar responsabilidades e poderá haver instauração de processos administrativo, cível e/ou criminal.

Segundo a pasta, o ministro da Educação, Rossieli Soares, entrou em contato com o reitor da UFPR, Ricardo Fonseca, que colocou a instituição à disposição para colaborar com a apuração.

Veja abaixo a lista com o número da questão anulada em cada caderno de prova do Enem:

Caderno Amarelo - 150;

Caderno Cinza - 170;

Caderno Azul - 163;

Caderno Rosa - 180;

Caderno Laranja - 150;

Caderno Verde - 150.

Estadão
  • separator
  • comentários
publicidade