Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Manifestantes ocupam ruas pelo país em atos contra Congresso, anistia e PEC da Blindagem

Protestos mobilizados pela esquerda e com presença de artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil e Wagner Moura, ocorrem por todo o Brasil

21 set 2025 - 11h40
(atualizado às 12h42)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - Artistas, políticos e movimentos sociais reúnem-se em protestos em várias cidades brasileiras neste domingo, 21. A pauta, que reúne apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é o combate à chamada PEC da Blindagem, aprovada na Câmara na última semana, e à tentativa de anistia a envolvidos em tentativa de golpe de Estado.

Em Brasília, a manifestação começou oficialmente às 10h e é marcada por críticas ao Congresso e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tido como um dos principais beneficiários da PEC da anistia. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) também é citado.

Manifestantes em Brasília contra a PEC da Blindagem e a proposta de anistia a golpistas
Manifestantes em Brasília contra a PEC da Blindagem e a proposta de anistia a golpistas
Foto: Evaristo Sa / AFP

Protestos acontecem ao longo do dia em mais de 30 cidades pelo Brasil, mobilizados por movimentos ligados ao PT e ao PSOL, e contam com a presença de artistas como Wagner Moura, Daniela Mercury, Djonga, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Djavan.

A expectativa é de que os maiores atos serão na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e em frente ao Masp, em São Paulo. Ambos ocorrem à tarde.

Este texto segue em atualização ao longo do dia.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade