Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Lula x Tarcísio: Relembre o embate entre os políticos que podem se enfrentar nas eleições de 2026

Desde 2023, presidente e governador firmaram parcerias em investimentos e travaram embates; relembre

27 ago 2025 - 14h26
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em reunião ministerial nesta terça-feira, 26, que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), será seu adversário nas eleições de 2026. Foi a primeira vez que Lula mencionou a entrada de Tarcísio na disputa pelo Palácio do Planalto. O governador não confirma que pretende se candidatar à Presidência, mas mudou o tom sobre o tema nos bastidores, como mostrou o Estadão.

O relacionamento entre Lula e Tarcísio foi amistoso durante 2023. Ambos demonstraram abertura ao diálogo, apesar de diferenças ideológicas, e atuaram de forma conjunta durante a crise causada por fortes chuvas no litoral de São Paulo, no primeiro semestre daquele ano.

'Volta para o PT, Tarcísio!'

Em fevereiro de 2024, Lula e Tarcísio trocaram elogios em uma solenidade em Santos (SP). Ao subir no púlpito, o governador foi vaiado, mas Lula, que discursou em seguida, defendeu o chefe do Executivo paulista.

O petista disse que Tarcísio "merece ser tratado com muito respeito" e que havia "estranhado" a aproximação do governador com Jair Bolsonaro (PL). "Estranhei vendo ele trabalhar com o Bolsonaro. Mas, paciência, é opção dele", disse. "Volta para o PT, Tarcísio", gritou um homem entre o público que acompanhava a cerimônia. Tarcísio nunca foi filiado ao PT, mas trabalhou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) durante o governo Dilma.

O governador e o presidente já vinham trocando elogios desde dezembro de 2023, quando assinaram um financiamento de R$ 10 bilhões para São Paulo com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Embate por ausência em evento de extensão do Metrô

Em junho de 2024, Tarcísio e Lula travaram um embate pela obra de extensão da linha 5-Violeta do Metrô de São Paulo até o Jardim Ângela, na zona sul da capital paulista.

Durante agenda em São Paulo, Lula disse que não assinaria o contrato da obra pois nem Tarcísio nem Ricardo Nunes (MDB), prefeito da capital, tinham comparecido ao evento. Dois dias depois, Tarcísio rebateu o presidente, sem citá-lo. Em uma rede social, publicou que estava "almoçando com tranquilidade", pois o contrato da obra, na verdade, já estava assinado.

Lula critica Tarcísio por ausência no Moinho

Lula voltou a criticar uma ausência do governador em uma agenda em junho deste ano. "O governador foi convidado para vir aqui", disse Lula em visita a Favela do Moinho. O presidente criticou a atuação do governo de São Paulo, que desapropria a região para a construção de um parque público.

No mesmo dia, em São Bernardo, Tarcísio rebateu Lula e disse que seu objetivo "não é fazer evento, é fazer entrega". "O presidente vai fazer o evento dele lá, está tudo certo, e nós vamos continuar trabalhando", afirmou o governador.

Embate sobre tarifaço dos EUA

O tarifaço dos Estados Unidos a produtos brasileiros provocou mais embates entre Lula e Tarcísio. A reação imediata do governador foi culpar o petista pelo anúncio. "Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado", disse Tarcísio.

Por outro lado, projetando uma disputa eleitoral com o governador Lula pediu a Tarcísio que "não tentasse esconder o chapeuzinho do Trump". Tarcísio usou um boné do movimento Make America Great Again em janeiro de 2025, manifestando apoio a Donald Trump no dia da posse na Presidência dos Estados Unidos. "O senhor Tarcísio não vai tentar esconder o chapeuzinho do Trump, não, pode mostrar para a gente saber quem você é. Está cheio de lobo em pele de carneiro. Se for necessário ser candidato para evitar isso, estarei candidato."

Tarcísio mudou o tom e passou a pregar "união de esforços" para a resolução da crise, mas seguiu dizendo que Lula "não tinha interlocução" para gerir as negociações com o governo americano.

Disputa velada por paternidade do túnel Santos-Guarujá

Como mostrou o Estadão, enquanto trocam elogios em público, os governos Lula e Tarcísio disputam nos bastidores a paternidade do túnel Santos-Guarujá, uma obra financiada de forma igualitária entre União e o Estado de São Paulo.

"Ainda que a parceria com o Executivo federal seja estratégica, a comunicação digital precisa deixar claro que essa é uma conquista da gestão estadual", registrou um documento de monitoramento de redes sociais do governo paulista obtido por meio de Lei de Acesso à Informação.

Monitoramento interno de redes do governo de São Paulo; documento foi obtido por Lei de Acesso à Informação
Monitoramento interno de redes do governo de São Paulo; documento foi obtido por Lei de Acesso à Informação
Foto: Estadão / Estadão

Brasil 'não aguenta mais Lula', diz Tarcísio

Em 13 de agosto, Tarcísio criticou Lula em um evento promovido pelo banco BTG Pactual. "O Brasil não aguenta mais corrupção. O Brasil não aguenta mais o PT. O Brasil não aguenta mais o Lula", afirmou Tarcísio.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade