PUBLICIDADE

Política

Lula tem 48% e venceria eleições no 1º turno, diz Datafolha

Bolsonaro aparece na 2ª posição, com 22% das intenções de voto

16 dez 2021 - 17h15
(atualizado às 17h34)
Compartilhar
Exibir comentários

A pouco mais de nove meses das eleições de 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém à frente na disputa pela Presidência, com 48% das intenções de voto, informou a pesquisa Datafolha, divulgada pelo jornal "Folha de S. Paulo", nesta quinta-feira (16).

De acordo com o estudo, o petista pode ter votos suficientes para garantir a vitória já no primeiro turno, levando em consideração a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.

O atual titular do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (PL), aparece na segunda posição, com 22% das intenções de voto.

Já a disputa da chamada terceira via está embolada. O ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) é quem tem numericamente o melhor desempenho, com 9% das intenções de voto.

Lula cobra atuação mais forte de sindicatos contra o governo
Lula cobra atuação mais forte de sindicatos contra o governo
Foto: Renato S. Cerqueira / Futura Press

Por sua vez, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), têm respectivamente 7% e 4% dos votos. Além disso, 8% dos entrevistados afirmaram que vão votar em ninguém, nulo ou branco, e 2% não souberam opinar.

A pesquisa revela que Lula está próximo dos 50% de intenções de voto, enquanto Bolsonaro oscila negativamente. No entanto, há a expectativa, entre os governistas, de que o início do pagamento do Auxílio Brasil possa ajudar a reverter o impacto da crise entre o eleitorado mais vulnerável - que apoia o petista - e favorecer Bolsonaro.

Os dados foram compilados presencialmente em 191 cidades do Brasil, com 3.666 pessoas com mais de 16 anos, de 13 a 16 de dezembro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade