PUBLICIDADE

Política

Lula recebe título honoris causa na Argentina por luta contra pobreza

Ex-presidente destacou que não pretende que o Brasil se transforme na Alemanha da América Latina

15 out 2013 - 18h35
(atualizado às 22h28)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Lula aproveitou sua estadia em Buenos Aires para desejar uma pronta recuperação à presidente argentina, Cristina Kirchner, que passou por cirurgia</p><p> </p>
Lula aproveitou sua estadia em Buenos Aires para desejar uma pronta recuperação à presidente argentina, Cristina Kirchner, que passou por cirurgia
Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula / Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira o título de doutor honoris causa pela Universidade de Buenos Aires (UBA), em reconhecimento a sua trajetória política e sua luta contra a pobreza. O ato foi celebrado no primeiro Congresso sobre Responsabilidade Social, realizado no distrito de La Matanza, na periferia sul da capital argentina.

Durante seu discurso, Lula lembrou os ex-presidentes Néstor Kirchner, argentino, e Hugo Chávez, venezuelano, já mortos, e disse que estamos em um "momento de ouro, que a América está melhor que há 15 anos", embora tenha admitido que ainda há muito o que fazer até que se possa falar de uma América Latina integrada ao estilo da União Europeia. Também destacou que não pretende que o Brasil se transforme na Alemanha da América Latina e que a aliança deve ser feita levando em conta as diferentes realidades de cada país.

Lula assegurou que foi presidente com a intenção de "ser parte da solução" dos problemas e demonstrar que pode haver melhoras na América Latina com políticos comprometidos. Ele explicou que seus esforços foram na direção de construir um Brasil mais justo no qual não houvesse "ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres", mas as camadas economicamente mais favorecidas "deixassem de ser o problema para ser a solução".

O ex-presidente defendeu que a democracia "é uma coisa extraordinária" e dirigiu uma mensagem à juventude de países de todo o mundo, que, como no Brasil, saíram às ruas nos últimos meses para mostrar seu descontentamento com os políticos. "Nestes momentos de manifestações algumas pessoas negam esses movimentos sociais e algumas pessoas negam a política", criticou Lula, que ressaltou que a política deve se fortalecer porque é "mais necessária que nunca".

<p>Bernardo Kliksberg, presidente acadêmico do Congresso, lembrou que um dos maiores pesares de Lula quando chegou à Presidência era não ter um título universitário</p><p> </p>
Bernardo Kliksberg, presidente acadêmico do Congresso, lembrou que um dos maiores pesares de Lula quando chegou à Presidência era não ter um título universitário
Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula / Divulgação

Durante o reconhecimento pela UBA, Bernardo Kliksberg, presidente acadêmico do Congresso, lembrou que um dos maiores pesares de Lula quando chegou pela primeira vez à Presidência em 2003 era não ter um título universitário. "Fui eleito com o estigma de representar uma camada da sociedade", lembrou o ex-presidente, que admitiu que após sua eleição se sentiu na "obrigação de acertar", porque, se fracassasse, passariam muitos anos até que outro trabalhador pudesse dirigir o País.

Lula aproveitou sua estadia em Buenos Aires para desejar uma pronta recuperação à presidente argentina, Cristina Kirchner, que há uma semana se submeteu a uma neurocirugia e disse "rezar" por ela.

Luiz Inácio Lula da Silva, que nasceu em uma família humilde no Nordeste e trabalhou desde a infância antes de se transformar em líder do Partido dos Trabalhadores e chegar à Presidência (2003-2011), já foi reconhecido por algumas das mais prestigiadas universidades do mundo, como a de Coimbra, em Portugal; Lausanne, na Suíça; e Sciences-Po, em Paris, na França.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade