Lula passa por exames após cirurgia de catarata e tem evolução 'satisfatória'
Este foi o terceiro procedimento médico realizado pelo presidente durante seu terceiro mandato
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi submetido a exames de rotina neste sábado, 31, em seu primeiro dia de pós-operatório após uma cirurgia de catarata.
A avaliação médica foi realizada na clínica Mira Oftalmologia, em Brasília. Conforme nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o presidente apresenta "evolução satisfatória, com exame oftalmológico dentre do esperado para o período".
A nota informou ainda que Lula retornará às atividades de rotina na próxima segunda-feira, 2. Ele deu entrada no Hospital de Olhos CBV na sexta-feira, 30, por volta das 7h20 para realizar a cirurgia.
Na quinta-feira, 29, Lula passou pelos exames pré-operatórios e cumpriu agenda apenas na Granja do Torto, uma das residências oficiais. Este foi o terceiro procedimento médico realizado pelo presidente durante seu terceiro mandato, iniciado em 2023.
Ainda em 2023, ele recebeu uma infiltração no quadril para aliviar dores causadas por artrose, condição caracterizada pelo desgaste das cartilagens articulares.
Em dezembro de 2024, Lula foi operado às pressas após uma hemorragia intracraniana, resultado de um acidente doméstico em outubro. Ele foi submetido a craniotomia para drenagem do hematoma e ficou na UTI.