PUBLICIDADE

Política

Lava Jato: para Janot, é difícil acreditar nos empreiteiros

21 nov 2014 - 08h23
(atualizado às 08h24)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O procurador geral da República, Rodrigo Janot</p>
O procurador geral da República, Rodrigo Janot
Foto: Nelson Jr. / SCO / STF / Divulgação

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contestará a posição dos empreiteiros investigados na Operação Lava Jato que disseram que pagaram propina por que foram "forçados" a participar do esquema. As informações são da Folha de S. Paulo. 

"Vamos combinar que nessa situação não existem néscios e nem papalvos [sinônimos pessoas ignorantes e enganáveis]. É muito difícil acreditar. Ninguém é obrigado a ganhar dinheiro e a lucrar com uma atividade ilícita. É uma tese que contestaremos", afirmou Janot. 

O procurador está atualmente em Buenos Aires, na Argentina, onde participa de um encontro de procuradores do Mercosul. 

"Sem propina, não tem obra"

O advogado Mario de Oliveira Filho, que defende o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, investigado pela Operação Lava Jato, disse nesta semana que os empresários são "vítimas" de um esquema de propina que está na “cultura do País”. 

“O empresário, porventura, faz uma composição ilícita com algum político e paga alguma coisa. Se ele não fizer isso, não tem obra. Quem desconhece esse tipo de ação desconhece a história do País. Os empresários, que são os vilões, na verdade eles são vítimas de um esquema que está na cultura deste País. Ontem mesmo o presidente de uma grande empreiteira falou: ‘eu sou vítima, eu tive que pagar porque senão não pegava obra’. Eu duvido que um empresário entre numa situação qualquer se ele não estiver com a corda no pescoço, com a faca no pescoço", afirmou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade