Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Horário definido e fim de semana barrado: veja as regras de Moraes para visitar Bolsonaro

Ministro do STF concedeu permissão para visitas mediante autorização do Supremo; celulares e redes sociais são proibidos

7 ago 2025 - 16h08
(atualizado às 17h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O ministro Alexandre de Moraes autorizou visitas a Bolsonaro na prisão domiciliar sob regras estritas, incluindo horário fixo, proibição de celulares e redes sociais, e restrição a encontros somente durante a semana.
Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas em ato na Paulista em 2024
Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas em ato na Paulista em 2024
Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão

Ao mesmo tempo em que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), permitiu que alguns familiares, amigos e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pudessem visitá-lo em prisão domiciliar, ele determinou regras para os encontros. Detido desde a última segunda, 4, Bolsonaro está preso por descumprir medidas cautelares impostas pelo Supremo no âmbito do julgamento da tentativa de golpe de Estado. 

Apesar de não estar atrás das grades, as visitas precisam de autorização. Porém, desde a última quarta-feira, 6, várias exceções foram abertas seguindo o princípio de que um detento em um presídio pode receber parentes e amigos. 

Na data, o ministro flexibilizou a medida para filhos, noras e netos de Bolsonaro sem necessidade de comunicação prévia ao STF. Nesta quinta, Moraes liberou mais alguns visitantes, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão. 

Cada um dos aliados com permissão de encontrar Bolsonaro tem horário e dia definidos para irem à residência do ex-presidente, em Brasília. As visitas podem acontecer entre as 10h e as 18h, e não é permitido fazer imagens ou vídeos do ex-presidente. 

Pessoas sem autorização expressa do STF não poderão frequentar o local. Além disso, Moraes estabeleceu que as visitas só podem acontecer durante a semana. Aos sábados e domingos, o ex-presidente só pode ter contato com a esposa, Michelle, a filha Laura e a enteada Letícia, que moram no lugar.

Veja, abaixo, o cronograma de visitas expedido por Moraes:

  • Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo: 7 de agosto;
  • Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal: 8 de agosto;
  • Marcelo Pires, deputado: 12 de agosto;
  • Renato Araújo Corrêa, empresário: 13 de agosto;
  • Geraldo Junio Amaral, deputado: 11 de agosto;
  • Luciano Zucco, deputado: 14 de agosto.

Como Bolsonaro está proibido de utilizar celulares e acessar redes sociais, a restrição também vale aos visitantes durante os encontros. Tirar fotos ou fazer vídeos com o ex-presidente é proibido, além de qualquer uso de aparelhos telefônicos. Caso algum dos visitantes descumpra a medida, poderão ser acionados judicialmente.

De acordo com a decisão de Alexandre de Moraes, Bolsonaro não poderá deixar a casa, exceto por motivos de saúde. Ele está proibido, inclusive, de circular no condomínio onde o imóvel fica. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade