Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Ex-militante do MEP: artigo de Benjamin sobre Lula é baixaria

1 dez 2009 - 08h01
(atualizado às 08h19)
Compartilhar

O ex-militante do Movimento de Emancipação do Proletariado (MEP) João Batista dos Santos, que ficou preso com Lula em 1980, classificou como "baixaria" o artigo publicado pela Folha de S.Paulo em entrevista ao jornal. O artigo assinado pelo jornalista César Benjamin afirmava que Lula teria tentado abusar sexualmente de um militante do MEP na cadeia. João Batista não quis comentar se o então sindicalista tentou "subjugá-lo" e afirmou que o jornal deveria procurá-lo antes da publicação do artigo. As informações são da Folha de S.Paulo.

O ex-militante afirmou que conheceu Octávio Frias de Oliveira, ex-proprietário do grupo que edita o jornal, morto em 2007, e que ele não teria autorizado a publicação do artigo se estivesse vivo. João Batista também disse temer que o artigo fosse motivo de chacotas dos colegas dos seus filhos, em idade escolar.

O ex-militante mora em Caraguatatuba, no litoral norte paulista, há um ano e dez meses com a mulher e dois dos seus oito filhos. Em um primeiro contato com a reportagem, Santos teria dito que haviam outros militantes do MEP na cela do Dops (Departamento de Ordem Política e Social, órgão de repressão na ditadura militar), mas teria mudado sua versão na entrevista para o jornal, dizendo que era o único do MEP na cela. João Batista também disse que segue filiado ao PT mas abandonou a militância quando se mudou para o litoral.

O publicitário Silvio Tendler afirmou ao Terra Magazine, no sábado, que as afirmações de Lula se tratavam de uma "piada" do presidente que não teria sido compreendida pelo articulista. Outros militantes, entrevistados pelo Terra, negaram que tenha ocorrido a tentativa de abuso relatada por Benjamin.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra