Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Erika Hilton comemora início do julgamento de Bolsonaro: "Que se faça justiça"

A deputada federal fez a declaração por meio das suas redes sociais.

2 set 2025 - 14h49
Compartilhar
Exibir comentários

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado teve início nesta terça-feira, 2 de setembro, na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Erika Hilton e Bolsonaro.
Erika Hilton e Bolsonaro.
Foto: Arte: Portal de Prefeitura / Portal de Prefeitura

Nas redes sociais, diversos parlamentares se manifestaram sobre o caso. Entre eles, a deputada federal Erika Hilton (Psol-SP), que usou seu perfil no Instagram para criticar a atuação de Bolsonaro e de seus aliados.

"A Primeira Turma do STF começou oficialmente o julgamento de Jair Bolsonaro e seus comparsas pelos crimes que cometeram contra a nossa democracia. Um ex-presidente, cinco militares, um ex-ministro e um deputado federal estão no banco dos réus", escreveu a deputada.

Erika Hilton finalizou a publicação afirmando que espera que "a justiça seja feita".

Réus no processo

Além de Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar, também são réus no julgamento:

  • Alexandre Ramagem, deputado federal e ex-diretor da Abin;
  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF;
  • Augusto Heleno, ex-ministro do GSI;
  • Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
  • Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e candidato a vice em 2022;
  • Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência.

Todos respondem por acusações que incluem organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, além de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Julgamento

O processo segue as regras previstas no Regimento Interno do STF e na Lei nº 8.038 de 1990. O primeiro voto é do relator Alexandre de Moraes. Em seguida, votam os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, que preside a Primeira Turma.

A decisão final será tomada por maioria simples, ou seja, bastam três dos cinco ministros para definir pela absolvição ou pela condenação dos acusados.

Bolsonaro vira alvo de críticas 

O deputado estadual João Paulo (PT) fez duras críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após sua ausência no julgamento que acontece nesta terça-feira, 2 de setembro, na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em postagem nas redes sociais, o parlamentar acusou o ex-chefe do Executivo de fugir da responsabilidade.

"Mais uma vez Bolsonaro prova sua covardia: fugiu do julgamento. Quem tem coragem vai de cabeça erguida; quem tem culpa se esconde", escreveu João Paulo.

Segundo os advogados de Bolsonaro, Celso Vilardi e Paulo Cunha Bueno, o ex-presidente chegou a manifestar o desejo de estar presente, mas acabou desistindo de comparecer à sessão. Pessoas próximas relataram que uma crise persistente de soluço, que o vem atingindo nos últimos dias, teria sido a causa da ausência.

A sessão, no entanto, marca um momento decisivo para o futuro político do ex-presidente e de sete de seus aliados. O processo em análise investiga a suposta organização de um plano de golpe de Estado após a derrota eleitoral de 2022.

Portal de Prefeitura
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade