PUBLICIDADE

Política

Em posse no TSE, Fachin pede respeito ao resultado das urnas

Os recados de Fachin tiveram como alvo Bolsonaro, que mesmo sem agenda oficial no horário não quis participar da solenidade

22 fev 2022 - 20h40
(atualizado às 20h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Em discurso de posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com recados indiretos ao presidente Jair Bolsonaro, o ministro Edson Fachin disse que terá como desafios de sua gestão a proteção e o prestígio da verdade da integridade das eleições, e cobrou o respeito ao resultado das urnas.

"Há muitos desafios a serem enfrentados. Menciono alguns deles. O primeiro desafio é proteger e prestigiar a verdade sobre a integridade das eleições brasileiras", disse Fachin.

"O Tribunal Superior Eleitoral tem indisputado histórico de excelência de organização e realização de eleições seguras, corpo técnico multitudinário e capacitado, legitimidade constitucional em suas atribuições, e desenvolve Programa de Enfrentamento à Desinformação estruturado e em pleno funcionamento", reforçou.

Fachin afirmou ainda que terá como segundo desafio fortalecer o processo eleitoral de escolha dos dirigentes do país e que as diferenças sejam resolvidas em paz pela escolha popular, ao destacar que na democracia isso é "inegociável".

Em posse no TSE, Fachin pede respeito ao resultado das urnas
Em posse no TSE, Fachin pede respeito ao resultado das urnas
Foto: Eduardo Matysiak / Futura Press

"O terceiro desafio, e que transcende a Justiça Eleitoral, é o respeito ao escore das urnas; mais do que reconhecer a dignidade do outro, é também proteger o avanço civilizatório", acrescentou.

Os recados de Fachin tiveram como alvo Bolsonaro, que mesmo sem agenda oficial no horário não quis participar da solenidade. O presidente e candidato à reeleição voltou a colocar recentemente em dúvida o sistema de votação eleitoral em urnas eletrônicas. Ano passado, em um momento de forte tensão entre os Poderes, ele chegou a falar que poderia não aceitar o resultado das eleições.

Na solenidade, Fachin assumiu o comando do TSE do ex-presidente Luís Roberto Barroso. O ministro Alexandre de Moraes também tomou posse no cargo de vice-presidente do tribunal.

Fachin ficará no cargo até agosto, cuidando dos preparativos para a eleição. Será substituído por Moraes, que comandará o TSE durante as eleições de outubro.

Bolsonaro foi representado pelo vice-presidente Hamilton Mourão. Entre outras autoridades, participaram do ato os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins; o ministro do STF Luiz Fux e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade