PUBLICIDADE

Política

Em nova gafe, Temer confunde Paraguai e Portugal em discurso

Presidente brasileiro recebeu homólogo para visita oficial

21 ago 2017 - 15h27
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente brasileiro, Michel Temer, voltou a cometer uma gafe ao lado de um chefe de Estado nesta segunda-feira (21). Durante sua fala antes do almoço oferecido pelo governo brasileiro no Itamaraty para seu homólogo paraguaio, Horácio Cartes, o mandatário confundiu o Paraguai com Portugal ao falar sobre a Constituição nacional.

"Na nossa Constituição, existe um dispositivo especial que determina que toda e qualquer política pública do país se volte para a integração latino-americana de nações. Portanto, quando fazemos isso, fazemos pelo apreço que temos na relação Brasil e Portugal, mas também fazemos por fruto de uma determinação constitucional", disse ao seu colega de Mercosul.

Temer recebe presidente paraguaio Horácio Cartes no Palácio do Planalto, em Brasília
Temer recebe presidente paraguaio Horácio Cartes no Palácio do Planalto, em Brasília
Foto: Adriano Machado / Reuters

Essa não é a primeira vez que Temer erra em um discurso oficial. Durante sua visita à Noruega, o mandatário disse que se encontraria com o "rei da Suécia" e que visitaria o "Parlamento brasileiro" ao invés do encontro com os políticos noruegueses.

Já durante um vídeo gravado em meio às reuniões dos líderes das 20 maiores economias do mundo, o G20, em Hamburgo, na Alemanha, Temer afirmou que seu governo fez "voltar o desemprego" no Brasil.

O encontro: em comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Temer e Cartes reiteraram os compromissos "com os valores democráticos e com o Estado de Direito, a proteção e a promoção dos Direitos Humanos, a paz e segurança regional e internacional e o desenvolvimento socieconômico da América do Sul".

Os dois líderes ainda se comprometeram com o respeito ao Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas, ressaltando a importância do cumprimento do pacto.

Já sobre o Mercosul, ao qual ambos fazem parte, os "Presidentes reiteraram seu firme compromisso com o Mercosul, destacando que seus objetivos devem favorecer o aprofundamento da integração econômica, a consolidação da democracia e o respeito pelos direitos humanos".

O documento ainda faz menção sobre a crise político-econômica da Venezuela e os dois líderes reiteraram "seu pleno acordo com a decisão de suspensão da Venezuela, adotada por consenso dos Estados Partes, no marco do Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no Mercosul".

Presidentes do Brasil e Paraguai se reúnem para debater economia na fronteira:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade