Marido da prefeita de Bauru e secretário de Governo é preso em operação do Gaeco
Renato Purini foi alvo de operação nesta sexta-feira, 16; agentes cumprem mandados na casa da prefeita e na Prefeitura
O marido da prefeita de Bauru (SP), Renato Purini, que também é secretário de Governo da cidade, foi preso na manhã desta sexta-feira, 16, durante uma operação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, em conjunto com a Polícia Militar.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo informações da GloboNews, os agentes cumprem mandados de busca e apreensão na residência da prefeita, Suéllen Rosim (PSD), e também na prefeitura. A operação é um desdobramento da Cavalo de Troia.
A operação Cavalo de Troia já resultou na prisão de ex-secretários ligados à administração municipal de Bauru.
Em nota, a Prefeitura de Bauru confirmou a realização da operação e disse que, até o momento, o Município não foi oficialmente informado sobre o objeto da ação. "A Prefeitura permanece à disposição das autoridades competentes para colaborar com o que for necessário e prestar os esclarecimentos eventualmente solicitados. O Município acompanha o andamento da operação", diz o comunicado.
Investigação
A investigação do Gaeco, do Ministério Público (MP), começou em março após denúncias de ameaças contra catadores de materiais recicláveis da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Bauru e Região (Ascam).
Valdomiro Pereira da Silva Filho, marido da então presidente da Ascam, Gisele Moretti, tinha ligação com uma facção criminosa e usava a própria influência para intimidar os trabalhadores da Associação, que tinha mais de R$ 5 milhões em contratos com a Prefeitura de Bauru, com dispensa de licitação.
Valdomiro e a Gisele foram monitorados pelas autoridades e o MP descobriu que o casal também exigia propina para interferir na licitação da gestão do lixo da cidade.
Conversas telefônicas obtidas pela investigação mostraram a participação de secretários municipais e executivos de empresas, o que levou à realização de duas operações do Gaeco com a Polícia Militar. Sete pessoas envolvidas no esquema foram presas.
Operação Cavalo de Troia
A Operação Cavalo de Troia investiga um esquema de fraude de licitação para concessão do sistema de gestão de resíduos sólidos urbanos de Bauru nos próximos 30 anos, avaliada em R$ 5,2 bilhões. O contrato é o maior da história da cidade.
Segundo as autoridades, o grupo criminoso tentava direcionar regras do edital a favor da empresa Estre Ambiental, por meio de pessoas infiltradas na Prefeitura.
A então secretária do Meio Ambiente, Cilene Bordezan, tinha um relacionamento com o CEO da empresa, Hamilton Libório Agle, e assim permitia que a concessionária fizesse documentos e pareceres oficiais de dentro do próprio governo.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.