Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Edinho reúne ministros do PT e líderes do Centrão em comemoração à posse na presidência do partido

Participantes do jantar repercutiram a desaceleração da inflação, os impactos do tarifaço de Donald Trump e o cenário eleitoral para 2026

19 ago 2025 - 13h43
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O novo presidente do PT, Edinho Silva, foi homenageado em um jantar na noite desta segunda-feira, 18, em Brasília. O evento foi oferecido para celebrar a eleição de Edinho para a presidência do PT e contou com forte presença de líderes do Centrão.

Edinho foi eleito presidente do PT no dia 7 de julho com a bênção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O jantar foi realizado em uma casa no Lago Sul, bairro nobre de Brasília. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chegou ao local por volta das 22h30. Também participaram do jantar:

  • Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais;
  • Jorge Messias, ministro da Advocacia-Geral da União (AGU);
  • Vinicius Carvalho, ministro da Controladoria Geral da União (CGU);
  • André Fufuca (PP), ministro do Esporte;
  • Celso Sabino (União Brasil), ministro do Turismo;
  • Silvio Costa Filho (Republicanos), ministro de Portos e Aeroportos.

Além deles, também participaram do evento figuras do Centrão que se distanciaram do PT nos últimos anos. O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), por exemplo, esteve presente no evento. Saiu por volta das 21h30, acompanhado do ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), que também estava no evento.

"Com o PT não tenho relação, mas o Edinho (Silva) é um irmão", disse Ciro, pouco antes de deixar o local.

A ex-ministra da Agricultura Kátia Abreu também esteve presente, assim como os deputados petistas Lindbergh Farias, Odair Cunha, Carlos Zarattini e Paulo Pimenta, além do presidente de Itaipu, Enio Verri.

Durante o jantar, cujo prato principal foi costela assada, os participantes repercutiram a desaceleração da inflação, os impactos do tarifaço de Donald Trump e o cenário eleitoral para 2026. Entre petistas e apoiadores de Lula, a reeleição do presidente foi dada como certa. A chance de o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sair candidato à Presidência é vista como remota pelo grupo.

Já Ciro Nogueira disse no jantar que quem apostar contra a candidatura de Tarcísio ao Planalto vai perder. O presidente do PP é um dos principais entusiastas e fiadores da candidatura do governador de São Paulo à Presidência.

A Comissão Executiva Nacional do PT será definida neste fim de semana. Edinho pretende discutir com o partido os candidatos para postos chave até o início do próximo ano.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade