PUBLICIDADE

Política

Dilma reitera apelo por uso de royalties do petróleo em educação

7 ago 2013 - 14h31
Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff reiterou nesta quarta-feira a necessidade de destinar à educação recursos provenientes da exploração do petróleo e afirmou que o país será desenvolvido se houver avanços na área do ensino e não apenas se o Produto Interno Bruto (PIB) crescer.

"O Brasil vai ter de avançar em passos rápidos, por isso quero pedir mais uma vez a atenção dos senhores para este momento especial que é de aprovação do (projeto do) pré-sal e do pós-sal, dos recursos do petróleo, para a educação", disse Dilma em discurso ao inaugurar campus avançado da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Varginha (MG).

O projeto de lei que destina esses recursos para educação e saúde, aprovado no Senado, deve ir à votação na semana que vem na Câmara dos Deputados.

"Colocar os royalties do petróleo para garantir que nós possamos mudar a qualidade da educação é crucial", acrescentou.

A presidente tem defendido repetidamente a necessidade de investimentos em educação, em todos os níveis de ensino. Segundo Dilma, para o Brasil se tornar desenvolvido "não é só o nosso PIB crescer... mas sobretudo se nós mudarmos radicalmente a qualidade da educação".

Os protestos que se espalharam por todo o país em junho cobrando das autoridades melhor prestação de serviços público e o combate à corrupção, entre outras demandas, foram importantes para acelerar o processo de votação do projeto que destina os recursos dos royalties para a educação, de acordo com a presidente.

O Senado aprovou no início de julho o projeto, apenas dias após milhares de pessoas terem tomado as ruas nas manifestações.

O texto original do governo previa que 100 por cento dos recursos fossem destinados à educação, mas o projeto foi aprovado por senadores com a destinação de 75 por cento desses recursos à educação e 25 por cento para a saúde.

"Algumas coisas às vezes vem para o bem, e vieram para o bem essas manifestações no sentido de acelerar, por exemplo, esse processo (de destinação dos recursos dos royalties)", afirmou.

Dilma citou a área petrolífera de Libra, cujo leilão está marcado para outubro, como um exemplo da riqueza que o Brasil terá à disposição para investir na educação. A área, ressaltou Dilma, tem estimativa de reservas recuperáveis que poderão atingir de 8 a 12 bilhões de barris.

"A grande fonte de recurso para a educação no nosso país é a maior receita que este país tem para utilizar e comercializar agora, que é o petróleo", disse.

"Nós defendemos que o royalty do petróleo fosse usado para educação porque o royalty do petróleo é uma riqueza finita, ela acaba. A única riqueza que não é finita e não sofre turbulência é aquela que a gente carrega com a gente, que é a educação. Essa é a forma pela qual o país vira uma grande nação."

(Texto de Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade