PUBLICIDADE

Política

Dilma reduz pela metade viagens internacionais em comparação com Lula

Presidente também viajou menos para fora do País que Fernando Henrique Cardoso, mas priorizou viagens à África, diferentemente do tucano

12 fev 2014 - 09h11
(atualizado às 13h14)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Dilma passou 113 dias fora do país, em visita a 31 países</p>
Dilma passou 113 dias fora do país, em visita a 31 países
Foto: Paulo Whitaker / Reuters

Mais focada em assuntos domésticos, a presidente Dilma Rousseff viajou muito menos ao exterior que seu antecessor, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (2003 a 2010).

Levantamento da BBC Brasil a partir de informações oficiais revela que, em seus três primeiros anos de governo, Dilma passou 113 dias fora do país, em visita a 31 países - alguns deles visitados mais de uma vez, como Argentina, EUA e Peru, esses dois últimos inflados por viagens para encontros multilaterais.

Em comparação com o segundo mandato de Lula, Dilma reduziu em mais da metade o número de dias no exterior. Entre 2007 a 2009, os primeiros três anos deste mandato, ele foi a 59 países ou localidades (incluindo Antártida e Guiana Francesa), tendo ficado 238 dias fora do Brasil. Nos primeiros três anos de seu primeiro mandato (2003 a 2005), Lula viajou a 49 países, somando 182 dias no exterior.

Em dias, Dilma viajou até menos que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002). Apesar disso, a atual presidente visitou mais países que o tucano. Nos três primeiros anos de seu governo, FHC usou 135 dias para visitar 26 países. Já nos três primeiros anos de seu segundo mandato, passou 122 dias fora, em viagens a 27 nações.

As viagens internacionais do sociólogo foram ironizadas pelo Casseta e Planeta, programa hoje extinto da Rede Globo que criou o personagem "Viajando Henrique Cardoso".

Destinos

Apesar de ter reduzido o número de viagens ao exterior, os destinos priorizados por Dilma foram similares aos visitados por Lula. A África, que ganhou relevância na agenda presidencial durante o governo de seu antecessor, foi o terceiro continente mais visitado por Dilma.

Os dois primeiros foram, respectivamente, América do Sul e Europa. Ambos foram também os mais visitados pelos dois presidentes anteriores, considerando o período analisado (sempre os três primeiros anos de cada mandato). FHC, porém, privilegiou as viagens à América do Norte e Ásia em detrimento da África.

O maior parceiro comercial do Brasil entre os países vizinhos, a Argentina, sempre teve destaque na agenda dos três presidentes. Foi o país mais visitado por Dilma, Lula e FHC. Outro destino importante foram os Estados Unidos. O país, porém, é visitado anualmente por causa da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Dilma chegou a fazer uma visita de Estado ao país em 2012, quando se encontrou com o presidente Barack Obama e participou de um fórum com empresários. No ano passado, porém, ela cancelou outra viagem aos EUA, a que estava prevista para outubro, por causa da revelação de que o governo americano espionou Dilma, a Petrobras e cidadãos brasileiros.

Maior parceiro comercial do Brasil, a China foi visitada uma única vez por Dilma em 2011, viagem que consumiu oito dias, contando o deslocamento. Na ocasião, a presidente fez uma visita de Estado ao país e participou da 3ª Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Em novembro do ano passado, outra delegação brasileira visitou a China, dessa vez chefiada pelo vice-presidente Michel Temer.

2014

Neste ano, Dilma já viajou ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, e foi também à Havana, em Cuba, para a cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Entre as duas visitas, ela fez uma parada em Portugal - onde não tinha compromissos oficiais - no final de semana.

A presidente depois ironizou a polêmica em torno dessa escala e afirmou que pagou a conta do restaurante que frequentou em Lisboa.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade