Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Dilma diz que Bolsa Família 'varreu' clientelismo no Brasil

30 out 2013 - 15h35
(atualizado às 16h10)
Compartilhar
Exibir comentários
A presidente Dilma Rousseff durante ato em comemoração aos 10 anos do Programa Bolsa Família, no Museu da República, em Brasília
A presidente Dilma Rousseff durante ato em comemoração aos 10 anos do Programa Bolsa Família, no Museu da República, em Brasília
Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

A presidente da República, Dilma Rousseff, afirmou nesta quarta-feira que o programa Bolsa Família “varreu” políticas clientelistas centenárias no Brasil. Segundo ela, a política social implantada no início do governo Lula acabou com programas de baixa qualidade que surgiu às vésperas das eleições.

“Ao contrário do que ocorria durante muitos anos no nosso País, a transferência de renda por meio de um cartão intransferível permitiu ao Bolsa Família romper com a longa tradição de programas assistencialistas de baixa qualidade que tinham vigência perto das eleições”, disse Dilma durante evento em Brasília que comemorou os 10 anos do programa.

“Nós primeiro unificamos todas as ações do Estado e varremos as políticas clientelistas centenárias do nosso País”, afirmou a presidente.

Ao discursar depois do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma fez coro aos críticos do programa. “Ninguém que governou de costas para o povo tem legitimidade para atacar o combate à desigualdade que nós fizemos”, afirmou.

Para a presidente, a transferência de renda transfere também o direito de escolha e a cidadania às pessoas mais carentes. “Bolsa Família não é esmola, não é caridade, e sim uma tecnologia social de distribuição de renda e de combate à desigualdade. E aí que está a questão. Renda é poder de compra. Renda significa poder de escolha, poder de decisão sobre o que é melhor para si e para sua família. É o livre arbítrio, o direito de escolha, transfere autonomia ao cidadão. Quando o Bolsa Família transfere renda, ele transfere cidadania”, disse a presidente.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade