PUBLICIDADE

Política

Denunciado na Lava Jato diz que Anastasia recebeu R$ 1 mi

9 jan 2015 - 09h02
(atualizado às 09h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Senador Antonio Anastasia durante a campanha eleitoral
Senador Antonio Anastasia durante a campanha eleitoral
Foto: Daniel Messias / Divulgação

O senador eleito e ex-governador de Minas Gerais Antonio Anastasia (PSDB) teria recebido R$ 1 milhão a mando de Alberto Youssef em 2010, quando era candidato ao governo mineiro. Anastasia foi citado em depoimento do policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, o Careca, denunciado pelo Ministério Público Federal na Operação Lava Jato por suspeita de envolvimento no esquema de corrupção e desvios na Petrobrás.  As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Careca disse que levou o dinheiro a uma casa em Belo Horizonte e que o doleiro tinha dito que o destinatário era Anastasia. O depoimento, segundo o jornal, foi dado no dia 18 de novembro. “Tempos mais tarde, vendo os resultados eleitorais, identifiquei que o candidato que ganhou a eleição em Minas era a pessoa para quem eu levei o dinheiro.” Ao ver uma foto de Anastasia mostrada pela polícia, Careca afirmou: “A pessoa que aparece na fotografia é muito parecida com a que recebeu a mala enviada por Youssef, contendo dinheiro”.

O candidato à presidência da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também foi citado pelo policial. Cunha, no entanto, nega qualquer envolvimento no esquema.

Anastasia divulgou nota nesta quinta dizendo que está “tomado de forte indignação” por seu nome ter surgido nas investigações da Lava Jato. Ele classifica a menção como “falsa e absurda” e diz estar disposto a participar até de uma acareação com Careca. “Uma acusação falsa e absurda como esta me leva a completa indignação e mesmo revolta. Não sei o motivo de tal inverdade no âmbito desta operação”, afirma o tucano na nota. Para ele, “misturar falsidades com fatos verdadeiros” pode ser “uma estratégia dos culpados” no esquema de corrupção na Petrobrás.

Ele disse ainda que não conhece Careca ou Alberto Youssef. A menção de Anastasia será analisada pela Justiça Federal do Paraná. Em seu Facebook, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), divulgou uma nota defendendo Anastasia.  “A falsa e covarde acusação não se sustenta em pé, seja pelo caráter e honestidade do senador, seja pela falta de nexo na história”, disse.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade