PUBLICIDADE

Política

Defesa pede que TSE autorize Lula a conceder entrevistas

24 ago 2018 - 12h04
(atualizado às 12h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
13/12/2017
REUTERS/Adriano Machado
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva 13/12/2017 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou nesta sexta-feira pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitando que seja reconhecido a ele o direito de participar da campanha à Presidência por meio de entrevistas, um dia após ter pedido à corte eleitoral que o candidato petista receba a mesma cobertura jornalística de outros candidatos por parte de emissoras de televisão.

Lula, que lidera as pesquisas de intenção de voto para a eleição de outubro, está preso desde abril cumprindo pena de 12 anos e 1 mês por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do tríplex do Guarujá (SP). O ex-presidente deve ter sua candidatura barrada devido à Lei da Ficha Limpa.

Em seu pedido ao TSE, a defesa do petista argumenta que Lula mantém intactos seus direitos políticos, entre eles o de votar e ser votado como candidato presidencial, apesar de condenado, e alega que a Lei Eleitoral garante o tratamento igual aos candidatos no processo eleitoral, inclusive pelos meios de comunicação.

Os advogados afirmam, segundo nota divulgada pela equipe do ex-presidente, que vários veículos de comunicação pediram entrevistas com Lula, mas estas foram negadas pela Vara de Execuções Penais de Curitiba, onde o petista está preso.

A defesa de Lula ressaltou que pediu, alternativamente, que seja declarado o direito da coligação de Lula ser representada nas entrevistas pelo candidato a vice na chapa, Fernando Haddad.

Na véspera, os advogados do ex-presidente protocolaram uma petição no TSE para que emissoras de televisão deem a Lula o mesmo tratamento dos demais candidatos em seus telejornais. Algumas emissoras têm utilizado o argumento de que Lula está preso para não acompanhar a campanha do ex-presidente, que tem sido representado por Haddad.

Veja também:

Top Político: sem Lula, metade de seus eleitores vota ou pode votar em Haddad:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade