Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Cristiano Zanin autoriza prefeito de Palmas a retornar ao cargo

Eduardo Siqueira Campos estava em prisão domiciliar por suspeita de envolvimento no vazamento de decisões sigilosas do STJ

18 jul 2025 - 07h44
(atualizado às 08h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O ministro Cristiano Zanin, do STF, autorizou o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, a retomar o cargo após revogar sua prisão domiciliar, justificando que o afastamento não é mais necessário.
Eduardo Siqueira Campos estava
Eduardo Siqueira Campos estava
Foto: Benhur de Souza/Assembléia Legislativa de TO

O ministro do Supremo Tribunal Federal Cristiano Zanin autorizou, em decisão proferida nesta quinta-feira (17), o retorno do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), ao seu cargo. Ele estava em prisão domiciliar e havia sido afastado por suspeita de envolvimento no vazamento de decisões sigilosas do Superior Tribunal de Justiça.

Siqueira Campos foi apontado como o "chefe" de um grupo dedicado ao vazamento sistemático de dados reservados sobre operações sensíveis da Polícia Federal.

Na terça-feira, 8, o prefeito, que tem 65 anos, sofreu um enfarte na Sala de Estado Maior do Comando-Geral da Polícia Militar do Tocantins - onde cumpria prisão preventiva. Zanin concedeu a Siqueira Campos domiciliar humanitária para que ele possa seguir o tratamento de saúde.

Na decisão desta quinta-feira, 17, Zanin justificou que o afastamento do cargo é medida excepcional. "Registro, oportunamente, que o afastamento de titulares de cargos eletivos, porquanto vinculados a forma de provimento constitucionalmente protegida, como expressão da soberania popular, constitui medida excepcional, admissível somente e enquanto necessária para afastar risco concreto à investigação ou à manutenção da ordem pública, o que, inclusive na visão do órgão ministerial, não mais se mostra necessária neste momento", escreveu Zanin.

Na mesma decisão, o ministro também revogou a prisão domiciliar que havia imposta ao prefeito.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade