PUBLICIDADE

Política

Comandante da Lava Jato assume diretoria da Polícia Federal

Delegado Igor Romário de Paula é o novo diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor)

17 jan 2019 - 13h32
(atualizado às 14h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O delegado Igor Romário de Paula é o novo diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor) da Polícia Federal. Comandante da equipe policial da força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba, sua nomeação ao posto de número 3 na hierarquia da corporação foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira, 17. A portaria de nomeação é assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Igor, como é conhecido, é homem de confiança do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e um dos principais nomes da "República de Curitiba" que o ex-juiz da Lava Jato levou para o governo Jair Bolsonaro. O ex-chefe da Lava Jato assume o posto do delegado Elzio Vicente da Silva.

Igor Romário de Paula assumiu diretoria da PF
Igor Romário de Paula assumiu diretoria da PF
Foto: Geraldo Bubniak / AGB / Estadão

Em Curitiba, Igor Romário de Paula era delegado regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Superintendência da PF no Paraná. Foi o coordenador das 57 fases da Lava Jato deflagradas até aqui e responsável pela integração entre a equipe que desarticulou o maior esquema de corrupção no governo federal, o escândalo envolvendo a Petrobras.

Sob seu comando, a Lava Jato montou um modelo de combate à corrupção que tem sido referendado por Moro. O ministro da Justiça quer ver replicado no País esse sistema de atuação em força-tarefa (com integração da PF com a Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras e o Ministério Público Federal) - tanto no combate aos crimes do colarinho-branco, como corrupção e lavagem de dinheiro, como contra facções.

Veja também:

May sofre derrota histórica após Parlamento rejeitar Brexit:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade