PUBLICIDADE

Política

Bolsonaro indica pastor e "cineasta cristã" para a Ancine

O Senado vai avaliar a indicação de Edilásio Barra e Veronica Brendler; se nomes forem aprovados, eles serão diretores da Ancine

21 fev 2020 - 08h58
(atualizado às 09h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Em um despacho da presidência da República publicado nesta sexta, 21, no Diário Oficial da União, Jair Bolsonaro pede o encaminhamento ao Senado Federal, para apreciação, como de praxe, de dois nomes para integrarem a diretoria da Agência Nacional do Cinema (Ancine) - dois nomes ligados à igreja evangélica: Edilásio Barra e Veronica Brendler.

Conhecido também como pastor Tutuca, Edilásio Barra, que é colunista social e apresentou por muitos anos o programa VIP, está na Ancine desde outubro de 2019, quando foi nomeado para o cargo de superintendente de Desenvolvimento Econômico, órgão responsável pelo Fundo Setorial do Audiovisual, que, em 2018, investiu cerca de R$ 800 milhões no mercado brasileiro e é o principal instrumento de fomento direto do audiovisual no País. No início do mês, ele foi indicado para o cargo de diretor substituto da Diretoria Colegiada da Ancine.

Com o encaminhamento de seu nome agora ao Senado, ele será sabatinado e, se passar no teste, será efetivamente um dos quatro diretores da Ancine.

Veronica Brendler deve ser uma das diretoras da Ancine
Veronica Brendler deve ser uma das diretoras da Ancine
Foto: Reprodução YouTube / Estadão Conteúdo

O mesmo vai acontecer com Veronica Brendler.

Ela não ocupava nenhum cargo na Ancine, nem mesmo comissionado, mas seu nome já era cotado para a função. Veronica, que se apresenta como cineasta e gestora cultural, e é adepta e usuária de leis de incentivo à cultura, é diretora do Festival Internacional de Cinema Cristão.

Em seu currículo, ela diz que fez teatro, produção cultural para Fiesp, que trabalhou durante quatro anos no Programa Jô Soares Onze e Meia e em 7 novelas da Globo, Record e SBT, que promove workshops culturais e que já teve aprovados mais de 80 projetos culturais em leis de incentivo, por meio de sua produtora Agenda Cultural Brasil - e que dá palestras sobre isso. É roteirista de O Reencontro do Amor.

Segundo a apresentação do filme, ele conta a história de uma mulher que é surpreendida pelo pedido de divórcio do marido, que tem uma amante. Ela então começa a escrever um diário num processo de resgate da fé. Essa sua busca por Deus acaba promovendo o reencontro do casal.

Edilásio Barra ocupa cargo na Ancine
Edilásio Barra ocupa cargo na Ancine
Foto: Reprodução YouTube / Estadão Conteúdo

A Diretoria Colegiada da Ancine é composta por quatro nomes, incluindo o presidente do órgão - no momento, e ocupando o cargo interinamente, está Alex Braga. Além de Braga e Edilásio, que tinha o cargo de diretor substituto, estão na Ancine, também com esse cargo provisório, Vinicius Clay Araújo Gomes e Luana Rufino.

Veja também:

Bolsonaro e Crivella dançam durante culto no Rio:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade