PUBLICIDADE

Política

Após criticar Bolsonaro, Witzel perde apoio do PSL na Alerj

16 set 2019 - 18h44
(atualizado às 18h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Maior partido da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) com 12 deputados, o PSL anunciou nesta segunda-feira, 16, o desembarque da base do governo de Wilson Witzel (PSC). A legenda, comandada no Rio pelo senador Flávio Bolsonaro, era a principal sustentação do governador, que foi eleito na esteira do bolsonarismo. A discordância se deu justamente por Witzel ter feito críticas ao presidente Jair Bolsonaro em entrevista à Globonews e afirmado que quer concorrer à Presidência.

Coletiva de Politica de Segurança com a presenca do Governador Wilson Witzel o secretario da Policia Civil Marcus Vinicius o Coronel Rogerio Figueredo da Policia Militar e autoridades,em laranjeiras zona sul do Rio de Janeiro
Coletiva de Politica de Segurança com a presenca do Governador Wilson Witzel o secretario da Policia Civil Marcus Vinicius o Coronel Rogerio Figueredo da Policia Militar e autoridades,em laranjeiras zona sul do Rio de Janeiro
Foto: Jorge Hely / Framephoto / Estadão Conteúdo

A ordem foi dada por Flávio após a entrevista, na qual Witzel também negou que sua vitória eleitoral tenha se dado por causa da onda bolsonarista. Ele tinha 1% das intenções de voto no início do período eleitoral, segundo os principais institutos de pesquisa.

A bancada já vinha insatisfeita com o governador, que há alguns meses tenta se desvencilhar do PSL a fim de marcar posição para uma eventual disputa contra Bolsonaro. Isso se deu tanto na distribuição de cargos no governo quanto na relutância em apoiar a pré-candidatura à prefeitura do Rio do deputado estadual Rodrigo Amorim, que é do partido do presidente.

Os parlamentares do PSL terão que abandonar os cargos que ocupam na gestão Witzel, o que também inclui a vice-liderança do governo na Alerj, ocupada atualmente por Alexandre Knoploch - que criticava publicamente a postura política do governador, mesmo sendo seu representante na Casa. Ao jornal O Estado de S. Paulo, ele disse em agosto que Witzel deveria "ter caráter" e apoiar o PSL na eleição municipal.

A bancada do PSL se reuniu nesta segunda-feira, quando bateu o martelo sobre o desembarque do governo. Uma nota assinada pelo líder da sigla na Assembleia, Dr. Serginho, diz que a saída da base de Witzel se dá "por discordar de posicionamentos políticos do governador. Os 12 deputados do partido reiteram o compromisso com o Estado do Rio de Janeiro."

Veja também:

Previsão Brasil - Queda na umidade no país:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade