PUBLICIDADE

Política

Ação da polícia mira em secretário jurídico de Campinas e dono de jornal

22 nov 2018 - 15h23
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério Público e o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar investigam suposto envolvimento do secretário dos Negócios Jurídicos de Campinas (SP) Silvio Bernardin, e do diretor-presidente do Grupo RAC (Rede Anhanguera de Comunicação), que edita o "Correio Popular", Sylvino de Godoy Neto, em um esquema de fraudes e desvio de R$ 2 milhões da área da saúde.

Nesta quinta-feira, 22, foi deflagrada a terceira fase da Operação Ouro Verde, denominada "Reação". Bernardin e Godoy são alvo de mandado de prisão temporária.

O governo Jonas Donizette (PSB), prefeito de Campinas, informou, em nota, que exonerou o secretário dos Negócios Jurídicos, "a pedido". A prefeitura é alvo de buscas.

Também estão entre os alvos da nova etapa da operação quatro empresários e dois ex-diretores do Hospital Ouro Verde. Os supostos desvios teriam ocorrido por meio de contratação dirigida de fornecedores do hospital em valores superfaturados e pagamento de propinas a servidores públicos.

Sylvino de Godoy Neto foi levado para um hospital de Campinas. Segundo informação divulgada no Correio, ele passou por uma intervenção cardíaca na segunda-feira, dia 19.

A investigação é conduzida por promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço do Ministério Público do Estado. Além de mandados de prisão, os promotores e a Polícia cumprem onze mandados de busca e apreensão em Campinas, Jundiaí, Serra Negra, todas no Estado de São Paulo, e na capital.

Entre os investigados está o empresário Thiago Pena, diretor da organização social Vitale, que administrou o hospital.

A Operação Ouro Verde encontrou em sua primeira etapa a fortuna de R$ 1,2 milhão em dinheiro vivo na casa de um servidor público de Campinas, a cem quilômetros da capital. O servidor disse, na época, que o dinheiro era "oriundo da venda da fazenda de seu tio".

A investigação aponta que um grupo por trás da organização social Vitale, que administra o Hospital Ouro Verde, usa a entidade, que não deveria ter fins lucrativos, para obter indevida vantagem patrimonial.

Defesas

"O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, exonera hoje do cargo de secretário de Assuntos Jurídicos, Silvio Bernardin, a pedido do mesmo, para exercer o direito inalienável de todo cidadão garantido pela Constituição Federal de exercer o amplo direito de defesa. A Prefeitura de Campinas reitera, de forma veemente, sua disposição de contribuir com a Justiça, como tem feito desde o início das apurações, tomando medidas administrativas assertivas, sempre diante dos fatos."

A defesa de Sylvino de Godoy Neto também se manifestou. "O advogado Ralph Tortima Stettinger Filho, que defende o diretor-presidente do Grupo RAC, afirmou que todos os fatos que embasaram a medida contra seu cliente já eram conhecidos antes da deflagração da primeira fase da operação e que as prisões não se justificam. Segundo a defesa, Godoy e o filho Gustavo sempre que requisitados prestaram informações e forneceram dados para as investigações. O advogado disse que o cliente passou por uma cirurgia cardíaca na segunda-feira e que se sentiu mal no momento do cumprimento da ordem de prisão, tendo sido internado na sequência."

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade