Suspeito de planejar fuga de Marcola foi preso e liberado
Um homem apontado como o principal responsável por articular o plano de resgate de integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) foi liberado de uma delegacia após ser detido pela polícia paulista por portar uma Carteira de Habilitação Nacional (CNH) falsa. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Márcio Geraldo Alves Ferreira, o Buda, 32 anos, foi preso no dia 12 de janeiro. Nessa data, a polícia já o considerava o articulador do plano de resgate de chefes do PCC; entre eles Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola.
Detido na zona norte, Buda - que escapou do Centro de Progressão Penitenciária de São José do Rio Preto em de fevereiro de 2010 - foi levado para o 73º Distrito Policial (Jaçanã), onde confessou o uso do documento falso e também ter evadido a unidade prisional. Apesar de já ser apontado como coordenador do plano de fuga da cúpula do PCC, e de ter evadido o centro no interior do Estado, Buda deixou o DP pela porta da frente.
A revelação da liberação de Buda do DP na zona norte de São Paulo foi feita pelo governo no documento que foi enviado à Justiça para pedir o isolamento de Marcola e de mais três integrantes do PCC no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), uma ordem de prisão expedida contra ele em 2010 foi anulada pela Justiça e, por isso, ele não foi mantido preso mesmo após a detenção.