PUBLICIDADE

Polícia

RS: supermercados retiram das prateleiras leite contaminado

8 mai 2013 - 16h04
(atualizado em 10/5/2013 às 15h43)
Compartilhar
Exibir comentários

As principais redes de supermercados do Rio Grande do Sul informaram, nesta quarta-feira, que já retiraram das prateleiras as marcas de leite de cinco empresas cujos lotes foram adulterados com formol e ureia, após Ministério Público deflagrar a operação Leite Compen$ado, que combateu um esquema de adulteração do produto no transporte para as indústrias. Oito pessoas foram presas. 

A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) informou que está elaborando um comunicado, que deve ser divulgado até o final da tarde, para as lojas orientando a retirar das prateleiras as marcas divulgadas pelo Ministério Público.

Batismo de fogo: veja os nomes “inusitados“das operações policiais

Por meio de sua assessoria de imprensa, o grupo Zaffari informou que comercializava apenas uma das marcas adulteradas e que todos os produtos já foram retiradas das prateleiras.

O Walmart, responsável pelos supermercados Atacado Maxx, Nacional, Big e Todo Dia, informa que determinou a retirada de das lojas dos produtos da marca Latvida, além dos lotes adulterados das outras marcas. 

Já o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), que tem entre seus associados empresas que venderam o leite adulterado, informou que todos os lotes identificados com problemas foram retirados do mercado. “Os estoques disponíveis no varejo estão aptos para o consumo humano”, diz a nota.

O Procon do Rio Grande do Sul orienta a população a verificar se comprou algum lote adulterado, e que, caso ainda tenha a nota fiscal, solicite junto ao estabelecimento a troca por outra marca que não tenha apresentado problemas, ou que opte pela devolução do dinheiro. 

As lojas também estão sendo orientadas a trocar o produto mesmo sem nota fiscal, uma vez que os órgãos de defesa ao consumidos já tomaram as devidas inciativas. 

As pessoas que ingeriram leite dos lotes contaminados devem procurar atendimento médico para verificar se se sofreram algum dano. 

Confira as marcas que apresentaram adulteração por formol conforme laudos de laboratórios credenciados pelo Mapa: 

MARCA LOTE
Italac Integral L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1 

Italac Semidesnatado
L12KM1
Líder UHT Integral TAP1MB (produzido em 17/12/2012 e com validade até 17/04/2013)
Mumu UHT Integral 3ARC
Latvida UHT Desnatado com fabricação em 16 de fevereiro de 2013 e validade até 16 de junho de 2013
 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade