PUBLICIDADE

Polícia

RS: governo cogita alocar presos em contêineres para triagem

4 nov 2016 - 15h30
(atualizado às 15h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Presos têm ficado confinados dentro de viaturas da Brigada Militar devido à falta de vagas nos presídios
Presos têm ficado confinados dentro de viaturas da Brigada Militar devido à falta de vagas nos presídios
Foto: Rodrigo Souza / Futura Press

Após a manutenção de presos em viaturas durante mais uma semana em Porto Alegre, o governo gaúcho pode adotar uma medida radical: alocar os detidos em contêineres. Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Estado, a medida serve para liberar as viaturas e os soldados que estão fora do policiamento ostensivo para custodiar esses apenados. A utilização dos contêineres seria apenas para o processo de triagem, até a liberação e vagas em penitenciárias. 

A medida extrema passou a ser cogitada com a sequência de registros de superlotação até em carceragens de delegacias em Porto Alegre e região Metropolitana. Após os detentos alojados em celas das unidades da polícia civil ameaçarem matar eventuais novos apenados, devido à superlotação, os presos foram sendo mantidos nas viaturas da Brigada Militar. Alguns deles chegaram a permanecer mais de dois dias dentro dos veículos. 

A Secretaria de Segurança Pública reforça que outros Estados, como Santa Catarina, já utilizam esse método. Os equipamentos seriam comprados pelo governo, mas o gasto seria menor do que alugar ou comprar um prédio para este fim, tendo em vista a crise financeira pela qual passa o Rio Grande do Sul. Não há um prazo definido para o início do processo, caso seja definitivamente adotado.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade