RJ: polícia prende despachantes por fraudes para recuperar carros
Cerca de 100 policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) do Rio de Janeiro fazem, na manhã desta quinta-feira, uma operação para cumprir 19 mandados de prisão e de busca e apreensão contra uma quadrilha de fraudadores. Segundo a polícia, o grupo de despachantes promovia a retirada fraudulenta de veículos apreendidos em depósitos públicos municipais administrados pela empresa Locanty Comércio e Serviços, em Duque de Caxias. Até as 9h15, 17 pessoas já haviam sido presas.
De acordo com o delegado da DRFA, Márcio Mendonça, os veículos são recolhidos regularmente em ações da prefeitura por infrações ao Código Brasileiro de Trânsito ou por débitos de impostos como o IPVA. A quadrilha autorizava a retirada dos automóveis sem que os proprietários precisassem efetuar o pagamento de débitos efetivamente devidos.
Ainda segundo o delegado, a quadrilha retirava veículos legalmente apreendidos. Eles confeccionavam documentos falsos, como ofícios expedidos pelo Detran, documentos do carro e do proprietário para praticar o crime. O titular explicou que os criminosos passavam informações reservadas do sistema e aceitavam a apresentação de documentos falsos mediante o recebimento de propina.
A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) do Rio informou, ainda na manhã desta quinta-feira, que serão demitidos todos os envolvidos na fraude para liberação de veículos dos depósitos da prefeitura e que vai abrir sindicância contra a Locanty para apurar as irregularidades e responsabilidades, podendo inclusive romper o contrato da empresa.