PUBLICIDADE

Polícia

Polícia divulga foto de suspeito de roubo no Itaú da Paulista

21 set 2011 - 16h50
(atualizado às 17h17)
Compartilhar

O Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) da Polícia Civil de São Paulo divulgou na terça-feira a foto de um dos suspeitos do roubo à agência do banco Itaú, da avenida Paulista, em agosto. Francisco Rodrigues dos Santos teria participado do roubo que pode ter causado um prejuízo total de R$ 100 milhões.

O assalto ocorreu entre a noite de 27 de agosto e a madrugada do dia seguinte, mas a delegacia de roubo a bancos do Deic foi acionada só cinco dias depois. Como os cofres eram particulares, não foi realizado um levantamento completo sobre os bens levados. O alarme estava desligado e o botão de pânico foi desativado pelos criminosos, que foram até o subsolo do prédio e chegaram a pedir lanches durante a ação.

Um pedreiro, irmão de um dos envolvidos no roubo, foi preso suspeito de receptação. Em 15 de setembro, Marco Antônio Rodrigues dos Santos, 29 anos, foi abordado e detido em uma casa em Embu das Artes, na região metropolitana. No local, foram encontradas joias, pedras preciosas, e cerca de R$ 30 mil em libras esterlinas. Os policiais chegaram até o pedreiro após identificarem o seu irmão, Francisco Rodrigues dos Santos, o Chico, como um dos autores do roubo.

Na sexta-feira, o diretor do Deic, Nelson Silveira Guimarães, não escondeu o mal-estar criado pelo descrédito que a demora nas investigações sobre o roubo gerou sobre o órgão. Especialmente a abertura de uma investigação paralela no 69° Distrito Policial (Teutônio Vilela). "Nos chamaram de ladrões, aquilo magoou muito", disse o delegado, citando notícias veiculadas sobre a suposta participação ou conivência de agentes da Polícia Civil na ação.

Um dia antes, o delegado Ruy Ferraz Fontes, do 69º DP, havia sido afastado das funções porque seus procedimentos estariam sob suspeita. A Corregedoria Geral da Polícia Civil deve instaurar procedimento administrativo para investigar a forma com que Fontes atuava em casos de roubo ao Itaú em áreas de outros distritos policiais.

A Corregedoria também deve apurar desencontros ocorridos entre o 78º DP e o Departamento de Investigação sobre o Crime Organizado (Deic) no episódio. A explicação para a dupla apuração, que começou mais de uma semana atrasada por uma suposta falha da polícia, era a experiência de Fontes, que foi titular por muitos anos da delegacia de Roubo a Banco do Deic e que teria informações capazes de solucionar o crime de forma mais rápida.

Foto divulgada pelo Deic mostra Francisco Rodrigues dos Santos, suspeito do roubo à agência do banco Itaú
Foto divulgada pelo Deic mostra Francisco Rodrigues dos Santos, suspeito do roubo à agência do banco Itaú
Foto: Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade