PUBLICIDADE

Polícia

PF prende 6 por usar laudos falsos e desviar R$ 3 mi do INSS

15 abr 2014 - 15h32
(atualizado às 15h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Foi deflagrada, nesta terça-feira, pela Polícia Federal (PF), a operação Crença, de combate a fraudes na concessão de benefícios previdenciários. Ao todo, dez mandatos de busca e apreensão foram cumpridos e seis de prisão prisão preventiva, em cidades do Amazonas e do Rio Grande do Norte. O órgão estima em R$ 3 milhões o prejuízo causado aos cofres da União, em 103 benefícios com indícios de irregularidades, até fevereiro deste ano.

As investigações, iniciadas em 2011, em conjunto com uma Força-Tarefa no Amazonas, também integrada pelo Ministério da Previdência Social e pelo Ministério Público Federal, apontam que alguns servidores do INSS promoveram a concessão de benefícios previdenciários fraudulentos a moradores do município de Tefé, no Amazonas, e outros vizinhos, através da utilização de intermediadores e “falsos segurados”. De acordo com a PF, políticos estariam envolvidos no esquema.

O benefício do amparo ao idoso e deficiente é o principal foco da investigação, havendo indícios de que um integrante da perícia médica do INSS confeccionava laudos falsos para “legalizar” a concessão dos benefícios. A Força-Tarefa apontou que, além do perito médico, outros três servidores administrativos do órgão participavam do esquema criminoso, inclusive o ex-gerente executivo de uma agência da autarquia.

A Justiça Federal em Tefé determinou, ainda, o bloqueio de contas e sequestro de bens de oito investigados, assim como a suspensão da atividade pública de duas investigadas ligadas ao esquema criminoso. A depender de cada caso, os indiciados responderão pelos crimes de estelionato cometido em desfavor de Autarquia Pública Federal, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha ou bando.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade