PUBLICIDADE

Polícia

PF faz operação contra tráfico de drogas em 6 Estados

Criminosos traziam cocaína do Peru e da Bolívia ao País, para depois vender a droga para a Europa

2 dez 2014 - 09h30
(atualizado às 09h33)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, uma operação para desarticular uma quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas nos Estados do Paraná, São Paulo, Mata Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rondônia. Devem ser cumpridos 13 mandatos de prisão.

De acordo com a PF, a organização criminosa, baseada em Umuarama (PR), trazia cocaína do Peru e da Bolívia e, posteriormente, encaminhava a droga para a Europa.

As investigações começaram em fevereiro deste ano, quando foi identificado um pecuarista com residência em Umuarama que estava recebendo grandes carregamentos de cocaína do Peru e da Bolívia e os remetendo para a Europa. Também foram identificadas residentes de Londrina (PR), Amambai (MS), Alta Floresta (MT), São Paulo, Rio Acima (MG) e Ariquemes (RO) envolvidos no esquema.

Ao todo, as investigações que resultaram na Operação Denarius (dinheiro, em latim) apontam para uma organização criminosa composta por 13 pessoas dedicadas ao narcotráfico e a lavar dinheiro. Em troca da droga enviado para a Europa, os criminosas recebiam grandes somas de dinheiro, principalmente em euros, que eram entregues a uma rede de operadores ilegais de câmbio em São Paulo e Umuarama. Esses operadores eram responsáveis por lavar o dinheiro, convertendo os dólares e euros em reais, utilizados em aquisições de imóveis, cabeças de gado, veículos, aeronaves, além de financiar viagens de férias ao exterior, segundo a PF.

Além dos 13 mandados de prisão, a PF cumpre 16 mandados de condução coercitiva, 39 mandados de busca e apreensão domiciliar e 42 mandados de busca e apreensão de bens – neste caso, são 37 veículos (entre caminhões, carros e ônibus), uma lancha, um jet ski, dois aviões e um helicóptero.

A PF também tem mandado de busca e apreensão de 3.500 cabeças de gado, e ordens judiciais de bloqueio de 43 imóveis avaliados em mais de R$ 60 milhões e bloqueio de 17 contas bancárias.

A operação está sendo realizada por 180 policiais federais e dez auditores fiscais da Receita Federal, em 16 cidades de seis Estados.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade