PUBLICIDADE

Polícia

PF detém 24 pessoas em operação contra lavagem de dinheiro

A operação contou com a participação de aproximadamente 400 policiais federais, que deram cumprimento a 81 mandados de busca e apreensão

17 mar 2014 - 13h49
(atualizado às 13h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal cumpriu 24 mandados de prisão da Operação Lava Jato em seis Estados e no Distrito Federal até o meio-dia desta segunda-feira. A operação, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro, foi realizada de maneira simultânea em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Distrito Federal.

Apontado como um dos chefes da quadrilha, o dono de um dos maiores postos de combustíveis da área central de Brasília, próximo à Torre de TV - onde também funciona uma lavanderia e uma casa de câmbio - foi preso. Além dele, outros dois suspeitos - de um total de seis pessoas que eram procuradas - foram presos no Distrito Federal. Duas delas foram detidas em outros Estados, e uma fugiu para a Europa.

Em Porto Alegre, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão nas casas do engenheiro Eduardo Antonini e do jornalista Marcos Martinelli, mas nenhum deles foi detido. Não há mandados de prisão sendo cumpridos na capital gaúcha. No restante do Brasil, foram apreendidos veículos de luxo e grande quantia de dinheiro em moeda nacional e estrangeira, que ainda estão sendo contabilizadas pela PF. Também foi determinado o sequestro de bens imóveis.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/batismo-de-fogo/" data-cke-952-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/batismo-de-fogo/">Os nomes “inusitados“das operações policiais</a>

Polícia Federal faz operação contra lavagem de dinheiro

O grupo investigado, "além de envolver alguns dos principais personagens do mercado clandestino de câmbio no Brasil", é responsável pela movimentação financeira e lavagem de ativos de diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas em crimes como o tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, extração e contrabando de pedras preciosas e desvio de recursos públicos.

A operação foi intitulada Lava Jato porque o grupo usava uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentar os valores. Na manhã desta segunda-feira, cerca de 400 policiais federais cumprem 81 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de prisão preventiva, dez mandados de prisão temporária e 19 mandados de condução coercitiva, em 17 cidades. Entre as localidades estão Curitiba, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Cuiabá.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal no Paraná. São cumpridas também ordens de sequestro de imóveis, além da apreensão de patrimônio adquirido por meio de práticas criminosas e bloqueio de contas e aplicações bancárias.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/brasil/infograficos/iframe-automoveis-crime/" href="http://noticias.terra.com.br/brasil/infograficos/iframe-automoveis-crime/">Salão do automóvel do crime: veja mais de 30 supercarros apreendidos</a>
Fonte: Com informações da Agência Brasil
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade