PUBLICIDADE

Polícia

PF desarticula quadrilha responsável por lavar R$ 10 bi em 7 Estados

Grupo investigado envolve alguns dos principais personagens do mercado clandestino de câmbio no Brasil, segundo a Polícia Federal

17 mar 2014 - 09h08
(atualizado às 09h48)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira a Operação Lava Jato, com o objetivo de desarticular organizações criminosas que tinham como finalidade a lavagem de dinheiro em diversos Estados. Os grupos investigados registraram comunicações de operações financeiras atípicas em um montante que supera os R$ 10 bilhões, de acordo com informações fornecidas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF/MF) e obtidas pela Polícia Federal.

A operação contou com a participação de aproximadamente 400 policiais federais, que deram cumprimento a 81 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de prisão preventiva, 10 mandados de prisão temporária e 19 mandados de condução coercitiva, em 17 cidades de 7 Estados (veja tabela abaixo). Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal no Estado do Paraná.

São cumpridas também ordens de sequestro de imóveis de alto padrão, além da apreensão de patrimônio adquirido por meio de práticas criminosas, e bloqueio de dezenas de contas e aplicações bancárias. Alguns veículos de luxo, como um Camaro amarelo e uma Range Rover Evoque, estão entre os bens apreendidos.

O grupo investigado envolve alguns dos principais personagens do mercado clandestino de câmbio no Brasil, de acordo com a Polícia Federal. A quadrilha é ainda responsável pela movimentação financeira e lavagem de ativos de diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas com crimes como o tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, extração, contrabando de pedras preciosas e desvios de recursos públicos, entre outros.

A operação foi intitulada "Lava Jato" porque um dos grupos fazia uso de uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentar os valores oriundos de práticas criminosas.

Operação Lava Jato
Estado Cidade(s)
Rio Grande do Sul Porto Alegre
Santa Catarina Balneário Camboriú
Paraná Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina e Foz do Iguaçu
São Paulo São Paulo, Mairiporã, Votuporanga, Vinhedo, Assis e Indaiatuba
Distrito Federal Brasília, Águas Claras e Taguatinga Norte
Rio de Janeiro Rio de Janeiro
Mato Grosso Cuiabá
Fonte: Polícia Federal 

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/batismo-de-fogo/" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/batismo-de-fogo/">Os nomes “inusitados“das operações policiais</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade