PF cumpre 35 mandados em ação contra tráfico de droga em PE
A Polícia Federal em Salgueiro, com apoio da Polícia Militar de Pernambuco, desencadeou nesta terça-feira a Operação Retomada. O nome é uma alusão ao método utilizado pelo crime organizado de tomar uma determinada área ou território para fins criminosos. A ação visa a desarticular uma quadrilha que atua no tráfico interestadual de drogas, principalmente cocaína, tendo por base a cidade de Salgueiro, enviando drogas aos Estados vizinhos de Piauí, Ceará e Bahia, como também lavagem de dinheiro do capital ilícito oriundo das drogas.
As investigações tiveram início em dezembro de 2010, com a prisão de um trio cearense que transportava cocaína de Salgueiro. Eles apontaram a existência de uma rede criminosa cujo fornecedor de cocaína seria Francisco Eudo Victor, o Gordo, integrante do PCC e preso em São Paulo. Ele enviava a droga por caminhões para seu comprador na cidade pernambucana, Claudyvanio Matias de Carvalho, vulgo Vaninho, que está foragido. Este repassava a seus comparsas através de um esquema de transporte de passageiros de fachada, que seguia para Petrolina (PE), Juazeiro (BA), além de cidade de Piauí e Ceará. A droga também era repassada para motoqueiros de Salgueiro, que a vendiam por meio de um "disque-drogas".
Na ação, estão envolvidos 160 policiais, sendo 70 federais de Recife, Bahia, Ceará e Paraíba e 90 militares. O objetivo é cumprir 35 mandados: oito de prisões temporárias, sete de prisões preventivas e 20 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara da Justiça Estadual da Comarca de Salgueiro. Os crimes imputados aos integrantes da quadrilha são tráfico interestadual de drogas, financiamento ao tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e lavagem de capitais.
Até as 11h de hoje, foram efetuadas 13 prisões, dois suspeitos continuam foragidos e 14 veículos apreendidos, sendo dez motos.