PF apreende ofício em que senador pede favor a empreiteira
A Polícia Federal (PF) apreendeu, durante a Operação Castelo de Areia, um documento em que o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) pede a um executivo da Camargo Corrêa a análise de um currículo e eventual admissão de uma engenheira. Também foram apreendidos documetos que citam nominalmente o deputado Paulo Maluf (PP-SP) e o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A assessoria de Raupp confirmou que o documento apreendido, o ofício 139/2009, encaminhado pelo gabinete do senador, tratava de um pedido de emprego para uma engenheira filha de um aliado. O senador encaminhou o pedido a Marco Antônio Bucco, executivo da Camargo Corrêa.
O pedido tratava da possível contratação da engenheira em projetos da empreiteira em Rondônia. A construtora participa do consórcio Energia Sustentável do Brasil, responsável pela obra da usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira. Ainda de acordo com a assessoria de Raupp, o pedido não foi atendido pela Camargo Corrêa.
A PF não divulgou o teor dos documentos que citam os nomes do senador, do deputado e do governador. O Estado informou que entrou em contato com a assessoria de Puccinelli e de Maluf, mas elas preferiram não se manifestar.
A Operação Castelo de Areia prendeu, no dia 25 de março, dez pessoas, entre elas quatro diretores da construtora Camargo Corrêa. A empreiteira é investigada por um suposto esquema de evasão de divisas e doações ilegais a partidos políticos, que teria o envolvimento de doleiros. Todos foram soltos quatro dias depois da operação.